Após um tempo sem o Caderno de Esportes, retomamos as escritas na coluna e, infelizmente, lamentando a forma como o nosso Campeonato Distrital ficou pequeno. Apenas seis equipes no quadro principal pode ser considerado vergonhoso para uma cidade com o porte de Bento Gonçalves. É bom lembrar que Monte Belo do Sul, com 20% da nossa população, faz campeonato com 10 times.

Está mais do que na hora de reunirmos as lideranças políticas e esportivas da cidade para repensar o 2015. Afinal, neste ano não tivemos campeonato da cidade, o que transformou a Copa Amizade, que foi criada para aqueles atletas eventuais se divertirem, como a nossa principal competição no primeiro semestre. Nosso Distrital com seis times parece mais um torneio de famílias. O que ainda salva são os veteranos, que têm um campeonato com 10 clubes disputando. Os quadros A e B viraram atores coadjuvantes no futebol bento-gonçalvense.

Mais do que ir atrás de responsáveis, chegou a hora de todos, secretaria, clubes, associações, imprensa, pensarem no resgate do futebol amador em Bento Gonçalves que, na minha modesta opinião, está na UTI.

E a culpa é de quem?

Muitos falam que a culpa do ano fracassado do futebol amador é da Secretaria de Esportes. Pode até ser, mas será que é só dela? A Semjel fez a sua parte, abriu inscrições para as competições, tanto do Citadino, quanto do Distrital. E os clubes, onde estavam? Será que tivemos um boicote coletivo, desorganização ou falta de interesse mesmo. No Distrital, os clubes reclamavam que se o Flamengo jogasse, não iam mais participar. O Flamengo saiu, e a situação só piorou.