A região serrana permaneceu na bandeira laranja após terceira atualização do Distanciamento Controlado no Rio Grande do Sul. A confirmação ocorreu no sábado, 23, após divulgação do Governo do Estado. A cor laranja representa risco epidemiológico médio para o novo coronavírus. No total, o território gaúcho foi dividido em 20 regiões. Destas, 12 foram classificadas pela cor laranja. Na semana passada eram 15. No entanto, três regiões reduziram o nível de restrição e passaram para a cor amarela, consideradas de baixo risco de contaminação.

De acordo com o Governo do RS, nenhuma região apresentou risco alto ou altíssimo de contaminação. A mudança anunciada durante a semana pelo governador Eduardo Leite no cálculo do Distanciamento Controlado, que seria adotada somente a partir da próxima rodada, já foi aplicada neste sábado. Com isso, apenas os casos de Covid-19 que geraram hospitalização foram usados para medir a propagação do vírus levando em consideração os seus locais de residência.

Até então, o governo vinha usando todos os casos confirmados por testes moleculares (RT-PCR) para medir dois dos 11 indicadores usados no cálculo de risco: velocidade do avanço, que mede o número de novos casos confirmados em relação aos casos anteriores, e incidência de novos casos na população, que mede os novos casos nos últimos sete dias para cada 100 mil habitantes. 

As novas bandeiras e os respectivos protocolos que regram o funcionamento (ou não) de mais de cem atividades econômicas são válidas a partir de segunda-feira, 25, até o domingo seguinte, 31.