Dislexia é um transtorno genético e hereditário da linguagem, de origem neurobiológica, que se caracteriza pela dificuldade de decodificar o estímulo escrito ou o símbolo gráfico. A dislexia compromete a capacidade de aprender a ler e escrever com correção e fluência e de compreender um texto. Pesquisas recentes mostram que a dislexia pode estar relacionada com a produção excessiva de testosterona pela mãe durante a gestação da criança.

Sintomas

Os sintomas tornam-se mais evidentes durante a fase da alfabetização, os mais comuns são:
1) dificuldades para ler, escrever e soletrar;
3) troca de letras, inversão, omissão ou acréscimo de letras e sílabas;
4) falta de organização temporal e espacial e coordenação motora.

Diagnóstico

Antes de afirmar que uma pessoa é disléxica, é preciso descartar a ocorrência de deficiências visuais e auditivas, déficit de atenção, problemas emocionais que possam interferir na aprendizagem. É de extrema importância estabelecer o diagnóstico precoce.

Recomendações

* Algumas dificuldades que as crianças podem apresentar durante a alfabetização só ocorrem porque não estão prontas para iniciar o processo de leitura e escrita. Se as dificuldades persistirem, o ideal é encaminhar a criança a uma Psicopedagoga;
* O diagnóstico de dislexia não significa que a criança seja menos inteligente;
* O tratamento da dislexia pressupõe um processo longo que demanda persistência;
* Saber que a pessoa é portadora de dislexia e as características do distúrbio é o melhor caminho para evitar prejuízos no desempenho escolar e social.

Dicas de leitura:

O dom da Dislexia – Ronald D. Davis

João, preste atenção! – Patrícia Secco