Posse do novo prefeito Diogo Siqueira (PSDB) e do vice, Amarildo Lucatelli (Progressistas), aconteceu na manhã desta sexta, dia 1°. O ato foi na Câmara de Vereadores e a transmissão de cargo aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura

As 11h05min da manhã desta sexta, 1° de janeiro, o ex-prefeito Guilherme Pasin e seu vice, Aido José Bertuol, receberam na entrada do Salão Nobre da Casa Amarela, sede do Executivo de Bento Gonçalves, os novos prefeito e vice da Capital Nacional do Vinho: Diogo Segabinazzi Siqueira e Amarildo Lucatelli.

Pouco antes, em ato realizado na Câmara Municipal, Diogo e Amarildo foram oficialmente empossados para comandar a Prefeitura até 31 de dezembro de 2024. Os dois foram eleitos em 15 de novembro passado com 19.105 votos, numa disputa que teve mais oito candidaturas majoritárias.

A cerimônia de transmissão de cargo foi marcada pelo uso de máscaras de proteção contra o coronavírus e limitada aos familiares dos prefeitos e vices (que deixaram e assumiram os cargos), os novos secretários empossados, alguns poucos convidados e vereadores.

O presidente do Centro das Indústrias, Comércio e Serviços (CIC), Rogério Capoani, compareceu aos atos solenes de hoje pela manhã – na sede do Legislativo e na Prefeitura – representando as entidades que congregam os setores empresariais e da economia do município.

O agora ex-prefeito de Bento, Guilherme Pasin, fez um discurso de despedida emocionado, agradecendo a quem lhe assessorou ao longo dos últimos oito anos em que cumpriu dois mandatos, e elogiando a comunidade de Bento por ser unida e participativa.

Ele disse que “Bento troca de mãos, mas segue no rumo do desenvolvimento”, ao desejar sucesso ao seu amigo pessoal e novo prefeito. Diogo Siqueira, por sua vez, reforçou no seu discurso o desejo de fazer um governo para todas as pessoas, com ênfase às áreas prioritárias como saúde, educação e segurança.

Ele fez homenagem também aos ex-chefes do Executivo, Pasin e Aido Bertuol, falando que foram mentores do trabalho realizado por todos que passaram pela Prefeitura no mandato de ambos. E lembrou das dificuldades que a crise da Covid-19 causou ao governo e à economia, dizendo que Pasin “soube comandar a cidade enfrentando o problema e tomando as decisões que precisavam ser tomadas”.

Vereadores

A primeira solenidade desse primeiro dia de novo ano foi no Legislativo, quando foram empossados os 17 integrantes da 18ª Legislatura, em ato presidido pelo vereador mais votado na eleição passada, Eduardo Verissimo (Progressistas). Após o ato de juramento, cada parlamentar assinou o termo de posse.

A última reunião de hoje na Câmara foi a eleição da Mesa Diretora. O vereador Rafael Pasqualotto (Progressistas), que presidiu a Casa nos últimos dois anos, foi mantido no cargo para o biênio 2021-2022. Ele venceu a disputa com o vereador Agostinho Petrolli (MDB), recebendo 15 votos, contra dois dados ao emedebista.

Para vice-presidente foi eleito Thiago Fabris, que venceu a eleição, também por 15 a dois, contra o vereador Rafael Fantin, estreante na Câmara. O primeiro-secretário eleito foi Idasir dos Santos, por unanimidade. Já o segundo secretário escolhido foi Sidinei da Silva, com 16 votos. O único contrário foi o novato Fantin.

Diogo Siqueira faz juramento ao assumir como prefeito, na Câmara
A assinatura do termo de posse no ato presidido pelo vereador Eduardo Virissimo
Primeiro discurso do novo prefeito de Bento foi na Câmara de Vereadores
Foto oficial dos novos vereadores empossados na Câmara de Bento
Mesa diretora continuará sendo presidida pelo vereador Rafael Pasqualotto
Ex-prefeito Pasin (ao fundo) deu boas vindas ao seu sucessor, Diogo Siqueira, na sede da Prefeitura

Fotos: Silvestre Silva Santos