O projeto liderado pela Diocese de Caxias do Sul, que visa oferecer hospedagem à moradores de rua durante os meses de julho a setembro, em decorrência das baixas temperaturas provocadas pelo inverno, iniciou suas atividades na terça-feira, 7 de julho. A ação solidária ocorreu no salão paroquial da Paróquia Sagrada Família, em Caxias do Sul. Pelo menos, 65 pessoas em situação de vulnerabilidade social que já estavam sendo acompanhadas pela rede de assistência social da Prefeitura de Caxias do Sul serão beneficiadas com o programa.

De acordo com a Diocese, a “Hospedagem Solidária” ocorre pelo terceiro ano consecutivo e nesta edição precisou se readaptar, por causa da pandemia do novo coronavírus. Entre as medidas estão o uso do álcool gel, máscaras e luvas. Conforme a coordenadora do projeto, Maria Teresinha Mandelli Grasselli, em decorrência da pandemia, cada acolhido receberá uma caixa plástica para guardar os seus pertences, evitando ao máximo o contato entre os participantes. “Além disso, os colchões e os travesseiros estão forrados com um plástico para facilitar a higienização”, explica a coordenadora.

As normas para entrada no local seguem as mesmas da edição anterior, entre elas, a revista pela guarda municipal, evitando assim, a possibilidade da presença de entorpecentes e outros objetos. A novidade nesta edição é que o projeto contará novamente com a colaboração de um grupo da ONG Médicos de Rua que farão uma avaliação clínica, medindo a temperatura e observando outros sintomas, para que acessem ao local somente as pessoas que não apresentam sintomas gripais.

Pandemia reduz número de voluntários

O número de voluntários da ação social sofreu redução, em decorrência do número de beneficiados também ser menor. O motivo é a ampliação dos espaços entre as camas, visando o distanciamento exigido pelas normas sanitárias. Cada turno contará com a presença de 10 pessoas. De acordo com o pároco da paróquia Sagrada Família, padre Elton Bussolotto Aristides, a ação da Diocese demonstra uma efetiva resposta evangélica para a situação de vida destas pessoas, principalmente, neste momento de enfrentamento de uma pandemia neste período do inverno.

Foto: Pe. Elton Bussolotto Aristides / Assessoria de Comunicação da Diocese de Caxias