De economia, política e futebol, todo mundo sabe um pouco.

Nos últimos tempos, temos ouvido falar bastante sobre taxa de juros, inflação, gastos em viagens governamentais, dinheiro para cá, dinheiro para lá, como se dinheiro desse em árvore. Dinheiro não dá em árvore.

Os seus recursos foram conquistados por você de alguma forma e devemos todos cuidar bem deles para que as despesas não sejam maiores que as receitas.

Acontece que, com o dinheiro público, muitos pensam que é do governo, que não temos nada a ver com isso e que os gestores públicos podem fazer o que querem já que não é nosso.

Grande engano.

O dinheiro dos governos saiu do bolso de você, de todos nós, através dos impostos que pagamos.

Quando compramos um produto, no preço desse estão embutidos impostos; quando utilizamos de algum serviço, também pagamos impostos; nos veículos, na iluminação pública, nas estradas, em tudo pagamos impostos que geram a arrecadação dos governos federal, estaduais e municipais.

Isso significa que todo brasileiro tem que trabalhar 4 meses por ano somente pagando impostos.

Foram 2,94 TRILHÕES DE REAIS que foram para os bolsos dos governos somente em 2021. Deveríamos receber melhores serviços de volta em contrapartida a todo esse dinheiro que vai para os cofres públicos.

Os governos gastam e você, eu e todos os brasileiros é que pagam a conta. Todo real que pode ser economizado pelo governo significaria menor custo para seu bolso ou melhores serviços.

Quando o dinheiro é mal empregado ou vai para o bolso de alguns por corrupção, todo o país perde. Perde você, perco eu, perdemos nós, perdem todos pois melhores serviços poderiam ser entregues ao povo brasileiro. Quanto um ator governamental gasta mal, gasta muito, não poupa recursos e não investe nos lugares certo, todos nós pagamos a conta. Você também, portanto.

Quando um governo não controla a inflação, você pagará a conta amanhã; e o maior culpado para a inflação é o governo que deve muito e precisa pagar juros cada vez maiores;

Quanto um governo gasta mal, você é quem paga a conta;

Quanto um governo investe mal, você é quem paga a conta.

Na verdade, todos nós pagamos a conta, sempre.

Portanto, não se iluda com falas promessas e com dinheiro fácil. Dinheiro não há em árvore.

Já estamos pagando muitos impostos para aceitar que governos populistas queiram aumentar mais ainda a carga tributária.

Pense nisso e sucesso.