Bento-gonçalvense inicia sua caminhada sacerdotal no sábado, 9 de junho, no santuário de Santo Antônio, quando será ordenado padre

Acontece neste sábado, 9 de junho, a partir das 10h, no santuário de Santo Antônio, a ordenação sacerdotal de mais um bento-gonçalvense. Gustavo Predebon, passa a vivenciar uma nova etapa em sua jornada cristã. Nascido na Capital do Vinho, o jovem de 28 anos residiu boa parte de sua vida no bairro Cohab II, ingressando no seminário quando já fazia faculdade. Para o diácono, os dias que antecedem a cerimônia oficial estão voltados ao silêncio interior e reflexão sobre a nova caminhada que a partir de agora ele deve seguir na Diocese de Caxias do Sul.

Formação religiosa para a função durou cerca de oito anos. Foto: Arquivo Pessoal

Conforme o diácono, sua decisão em entrar para o seminário e seguir a vida religiosa iniciou aos 20 anos, logo que Gustavo concluiu o ensino médio. No entanto, desde muito novo, o futuro padre já auxiliava em diversas pastorais da igreja na sua paróquia. “A construção do meu chamado e da minha vocação, está fortemente ligada à minha atuação e da minha família na Igreja, na minha convivência em grupos de jovens”, explica. Ainda, segundo ele, durante algum tempo, até decidir pela sua entrada no seminário, muitas respostas a diversos questionamentos e reflexões foram necessárias para tomar a decisão em prosseguir com a vocação.

De acordo com o Diácono Gustavo, foram sete anos de formação inicial e um ano de estágio na paróquia de São Marcos. Durante a sua formação, o jovem estudou Filosofia e Teologia, em Farroupilha, na UCS e na PUC em Porto Alegre. Questionado sobre a importância da formação para o sacerdócio, o bento-gonçalvense afirma que o período no seminário, além de instruir sobre a questão dos estudos, ajuda a discernir o que cada um quer para a sua vida. “Tive o desejo, o chamado de experimentar essa vocação. Para compreender tudo isso, temos um acompanhamento com padres, diretores espirituais e até psicólogos. É um trabalho contínuo realizado no seminário. São períodos em que precisamos confrontar a vida e que nos fazem enxergar internamente”, ressalta.

Questionado sobre a juventude e o sacerdócio, o diácono diz que é preciso mostrar aos jovens o que realmente é consagrar sua vida a Deus, fazendo com que os jovens busquem as respostas para diversos questionamentos que podem auxiliar no descobrimento de sua vocação. “Quando realizamos as visitas nas escolas sempre questionamos sobre o que se busca realmente na vida. De certo modo, é preciso de uma maturidade para entender esse chamado. Antigamente, era natural que os filhos fossem para o seminário e por uma série de motivos. Poucas opções de carreiras profissionais, famílias com grande número de filhos, etc”, explica.

Gustavo salienta que nos dias de hoje, o jovem tem muitas escolhas do que fazer no futuro. No entanto, muitos questionamentos surgem nesse período de descoberta, formando uma lacuna entre jovem e igreja. “Talvez falte um compartilhamento maior sobre a vida religiosa e por isso poucos jovens sentem esse chamado forte”, observa.

Lema escolhido

Como de costume, ao ser ordenado, todo o sacerdote escolhe um lema para a sua caminhada. O lema escolhido foi um versículo da carta em que o apóstolo Paulo dirigiu as Filipenses. “Tende entre vós o mesmo sentimento que existe em Cristo Jesus”. Ele explica que a escolha da passagem está voltada ao princípio de todo aquele cristão que decide seguir os ensinamentos de Jesus. “É uma frase que serve para mim, como padre, mas, também, para qualquer pessoa cristã a colocar em prática aquilo que Jesus pediu constantemente, a expressão da fé”, afirma.

Semana de ansiedade

Mesmo com diversos compromissos que já estavam em sua agenda semanal, pois, o futuro padre atualmente está na paróquia de Carlos Barbosa e Arcoverde auxiliando o padre Roberto Carlos, e que acabaram absorvendo o seu tempo, a ansiedade é inevitável, segundo o diácono. No entanto, desde o meio da semana, o jovem procurou focar em momentos de reflexão para o grande momento de sua vida. “Tirei esses últimos dias para a reflexão, momento para ficar sozinho e preparar-me para o ministério que escolhi exercer”, explica.

Ritos da Celebração

A missa de ordenação de Predebon ocorre a partir das 10h, no santuário de Santo Antônio, em Bento Gonçalves. A celebração será presidida pelo bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom Alessandro Carmelo Ruffinoni.

Dentro do rito de ordenação, alguns momentos se destacam como quando o candidato é apresentado para o bispo para ser aceito. O momento mais importante da ordenação é a Imposição das mãos do bispo sobre o candidato e a Oração Consecratória. Após ordenado, o eleito recebe então as vestes próprias de sacerdote e objetos que revelam seus significados do serviço sacerdotal. Após ordenado, o novo sacerdote, dentro da celebração é convidado pelo bispo a concelebrar a missa, junto com seus colegas concelebrantes.

Primeira missa e próximos compromissos

No domingo, 10, já ordenado padre, Gustavo celebrará a sua primeira missa, que ocorre às 18h, no santuário de Santo Antônio em Bento. Questionado sobre o seu futuro na igreja, ele afirma que nos primeiros anos deverá seguir trabalhando onde a Igreja solicitar a sua presença. “Neste período inicial, somos aconselhados pelos padres mais velhos a estarmos à disposição da Igreja. Mais para frente é que decidimos os caminhos que poderemos seguir, por exemplo, realizar um mestrado ou coordenar alguma pastoral”, explica.