Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento prepara encontro para debater e homenagear quem trabalham no campo

Sensibilizar a população e despertar o interesse para que o trabalho do agricultor e agricultora seja sempre valorizado. Esse é o objetivo da tradicional “Festa do Agricultor” que ocorre no domingo, 29, no Clube 24 de Maio, em Monte Belo do Sul. Promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves, com extensão de base nos municípios de Monte Belo do Sul, Santa Tereza e Pinto Bandeira, a programação, que inicia às 10 horas, pretende oferecer um dia de celebração e festa, além da reflexão sobre o atual cenário que a categoria vem enfrentando ao longo dos anos. O encontro contará com missa, assembleia, almoço festivo e à tarde, apresentações artísticas e baile.

Conforme o presidente do STR-BG, Cedenir Postal, a organização de eventos que incentivem a participação dos agricultores e sirvam como um momento de reflexão sobre a importância da atividade só vem a somar ao trabalho desenvolvido diariamente pela entidade, que tem em sua base cerca de 1,2 mil associados. “Sinceramente, não sei o que podemos comemorar com tudo o que está acontecendo em nossa classe. São grandes as dificuldades, como o preço pago pela uva, o aumento no valor dos insumos, a Reforma da Previdência para ser votada e retirar nossos direitos. Esse evento serve para amenizar e promover a reflexão sobre a importância do agricultor no país”, afirma.

De acordo com Postal, são esperados cerca de 800 participantes durante todo o domingo. “Queremos que nosso associado venha e participe conosco. Dê a sua opinião para fortalecermos o nosso sindicato que é a nossa ferramenta de luta”, ressalta.

Na programação destacam-se a parte religiosa, forte característica nos lares dos produtores rurais da região, reuniões, show com o artista Badin e o espetáculo teatral “Um colono na cidade”, além de show com a Banda Misturadão. Durante a assembleia estão previstas a votação da regularização das extensões de base dos municípios de Monte Belo do Sul, Santa Tereza e Pinto Bandeira, que precisam estar inseridas no documento estatutário da entidade para ter direito a voto e participação nas decisões do STR.

História do Dia do Agricultor

Graças ao Decreto de Lei nº 48.630, de 1960, assinado pelo presidente Juscelino Kubitschek, em comemoração aos 100 anos do Ministério da Agricultura, que todos os anos, no dia 28 de julho, é comemorado o Dia do Agricultor. A data celebra a importância dos agricultores para o crescimento econômico do país e para a sociedade.

Considerada uma das profissões mais antigas da humanidade a agricultura tem mudado o mundo há mais de 10 mil anos – desde o período Neolítico. Com o passar dos séculos, o agricultor desenvolveu técnicas que possibilitou o avanço da agricultura como a conhecemos hoje – em especial, a mecanização no campo – responsável pelo aumento na produtividade e geração de alimentos.