O Detran RS começou, na segunda-feira, 18, a implantação da biometria em mais uma etapa do processo de habilitação de condutores. O candidato que fizer a prova teórica impressa nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) também passará pelo controle. Em um primeiro momento, a leitura será feita em 34 CFCs. Até o final de janeiro, todos os Centros do Rio Grande do Sul que disponibilizam provas teóricas impressas terão a obrigatoriedade da realização da leitura da digital dos candidatos.

A implantação da biometria no processo de habilitação está prevista em legislação federal e vem sendo instaurada gradativamente. Hoje, os candidatos precisam realizar a leitura na abertura do processo de habilitação, em todas as salas de prova teórica eletrônica e em parte das aulas teóricas. Ao longo de 2018 será implantada a biometria também nos exames médico e psicológico, aulas e provas práticas.

Além de maior segurança e agilidade, um dos grandes benefícios da identificação biométrica é a dispensa do formulário físico e, consequentemente, do armazenamento de toneladas de papel. A biometria soma-se a uma série de projetos de modernização, que visam a qualificar o processo de habilitação e incluem os simuladores de direção, o monitoramento eletrônico e a filmagem das aulas e provas, e o prontuário médico eletrônico.

“Estamos nos preparando para a virtualização completa: acabar com o papel, modernizar o Estado e oferecer mais facilidades ao cidadão”, explica o diretor-geral do Detran RS, Ildo Mário Szinvelski.