Atualmente, o departamento conta com outros 18 cachorros adultos para serem adotados

Neste ano, a causa animal em Bento Gonçalves vem passando por reestruturações em seu setor, que ganhou um departamento exclusivo do poder público municipal para lidar com as situações da causa. O programa “Bento Pet – Todos juntos para o bem-estar animal” vem realizando castrações, com mutirões em bairros da cidade, atendimentos veterinários, por meio do Samu Pet, e adoções. Somente neste ano, pelo menos 48 cães já foram adotados.

O departamento inaugurou, neste mês, o Espaço Pet, uma sede própria onde veterinários e demais funcionários do setor podem adotar medidas de salvamento e redirecionamento de animais em situação de abandono ou maus-tratos. Apesar das dezenas de cachorros entregues a novas famílias, 18 ainda permanecem no local, aguardando uma doação consciente.

Segundo a Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento Gonçalves, os interessados em adotar um animal precisam passar por uma entrevista e um termo específico. A intenção do Bento Pet é avaliar as condições em que o animal ficará nesse suposto novo lar. Após 15 dias em que o cão ou gato é levado, é feita uma visita para verificar a adaptação dos donos e do animal.

Lupi foi um dos primeiros atendidos pelo Samu Pet e, recentemente, ganhou um novo lar

Foto: Rodrigo De Marco

A veterinária do departamento, Bruna Contini, detalha que a busca por cães adultos é baixa, o que preocupa os agentes. “O fato é que eles se adaptam muito bem aos lares, e muitos deles estão conosco, esperando um dono”, comenta. Bruna avalia que para uma adoção responsável, as pessoas precisam de condições, reponsabilidade, amor e tempo.

Caso se interesse em conhecer algum dos animais disponíveis, basta telefonar no (54) 3055-7115, ou no (54) 99274-4262, para adquirir maiores informações.