Tenho comentado, muitas vezes, o fato de ser exigente comigo mesmo, na medida em que não emito opiniões ou comentários sobre algo a que não procurei todas as informações possíveis. No meu conceito, quem fala sobre o que não tem amplo conhecimento não opina, somente dá palpites e a Coluna é de “opinião”. Assim sendo, devo desculpas aos prezados leitores porque na quarta-feira, no artigo que escrevi e foi publicado na página 2 do Jornal Semanário, sob o título “Jus Esperniandis”, comentando sobre a Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, tecendo comparativos com a Câmara de Caxias do Sul, afirmei que Caxias abrigava um assessor jurídico e Bento tinha dois.

Errei!

Pois bem, por não ter me dedicado adequadamente nas pesquisas que fiz, cometi um erro pelo qual me penitencio. A Câmara de Bento Gonçalves não possui dois assessores jurídicos, mas sim três, além de um coordenador jurídico. Então, são quatro pessoas nesse setor da Câmara. Estamos batendo a Câmara de Caxias do Sul por 4 x 1. Feita a correção! Aprendi com um grande jornalista brasileiro que esteve em Bento Gonçalves, aproximadamente há duas décadas, que quem emite opiniões em qualquer meio de comunicação somente poderá fazê-lo após ter certeza absoluta sobre o que irá comentar. Perdoem-me, pois! Tentarei não repetir o erro.

Os movimentos crescem!

Os meios de comunicação têm sido pródigos em noticiar movimentos de cidadãos de vários municípios do Brasil e, notadamente, do Rio Grande do Sul no sentido de buscar adesão dos munícipes para assinatura de listas visando atingir o número de eleitores previsto na Constituição Federal. Assim poderão redigir projeto de lei de origem popular e apresentar nas respectivas câmaras de vereadores, cujos edis deverão levá-lo à discussão e votação. Tal projeto tem por escopo a redução no número de vereadores, nos salários abusivos que estão autoatribuindo-se e na redução das despesas que a população está pagando. Será que os vereadores impedirão os movimentos tomando eles mesmo a iniciativa e fazendo o que o povo quer? A conferir!

Revitalização do centro

A Prefeitura Municipal, conforme publicado no Jornal do Comércio de Porto Alegre, dia 25 de novembro, contratou a empresa Expressão Engenharia e Construções Ltda. para proceder a revitalização do quadrilátero central. As obras contratadas preveem obra estrutural e alargamento de calçada na rua Saldanha Marinho; retirada, pavimentação e alargamento do passeio público na rua Marechal Floriano; retirada e pavimentação do passeio público na rua Júlio de Castilhos. Como se trata de verbas federais, o prazo para início das obras poderia caducar e as verbas serem perdidas. Teremos, portanto, a execução de obras que trarão algum transtorno para a mobilidade no centro. Porém, elas se fazem necessárias. Paciência de todos será importante.

O brasileirão está maculado

Sim, por vários motivos. Um deles é a comprovação por um laboratório dos Estados Unidos que dois jogadores do Internacional ingeriram substâncias proibidas pelo antidoping. Esse fato gerou muitos comentários, afinal, dois jogadores entre onze, significam quase vinte por cento do time. O fato do Grêmio ter sido eliminado de uma competição por uma torcedora ter cometido injúria racial, o que, obviamente, não interferiu no resultado daquele jogo – no qual o Grêmio foi derrotado -, faz com que muitos questionem o porquê de somente os jogadores serem punidos. Houve ou não influência em resultados de jogos? Quantos jogos foram? E o que dizer, agora, que o Fluminense, mesmo tendo outros clubes interessados no resultado do seu jogo, coloca time de reservas em campo, abrindo ampla possibilidade de derrota? O futebol já foi mais confiável há algum tempo.