Eu descobri que somos nós que cultivamos a esperança. Descobri que somos nós que damos o impulso positivo para coisas boas acontecerem. Descobri que os desafios não são ruins, ao contrário, são impulsos necessários para sairmos da zona de conforto e seguir em busca de nossas metas com mais garra. Foram os desafios e também posso dizer, as dificuldades que me fizeram buscar o autoconhecimento. Leituras, livros, estudos, que vem a cada dia me dando forças…

E aí descobri que havia criado espaço para ter esperança. Esperança no mundo, nos outros e em mim mesma.

Percebi que a gente precisa aprender a ser feliz, na vida, com aquilo que nos cabe. Nem tudo do mundo é nosso por direito. Nem todas as conquistas materiais, intelectuais ou físicas estão ao nosso alcance. E isso não é ruim. É preciso humildade – palavra que carrego todos os dias comigo – para não ficar o tempo todo ambicionando as coisas. Até porque não são as coisas que nos fazem felizes.
Óbvio que todos querem uma condição melhor, aquele restaurante bacana e viagens… ah viagens! Mas isso vamos conquistando, quando nos damos a oportunidade de desapegar, olhar para si e entender quem somos e onde queremos chegar.