É tão comum ouvir a queixa “estou cansado” e todas as suas variáveis, como: “que cansaço”, “cansei”, “esgotei” e por aí vai, que quase não nos damos conta do que isso quer dizer. Qual o alerta? Qual aviso para o corpo e a mente? Qual o recado?

A palavra cansaço vem do latim taedium que quer dizer desprazer. Já a origem de descanso ou descansar é sinônimo de repouso, do latim repausare, dar uma pausa, parar.

Mas o organismo humano é complexo e exigente, necessita de algo mais do que uma boa noite de sono para se sentir descansado. Inclusive, em algumas situações, o excesso de sono ou vontade excessiva de dormir pode significar alterações psicossomáticas como a depressão. Na sociedade atual a pressão que existe no trabalho, no desempenho, na performance é alta e provoca cansaço e estresse. O estresse é algo mais complexo que o cansaço e pode caracterizar-se como doença.
Mas é claro que cansaço pode também levar ao estresse e a doenças. A necessidade de descanso é vital! A grande questão é entender como descansar. Não é apenas ter tempo livre oi apenas dormir. Ter espaços de lazer na vida é parte constitutiva da natureza humana, e isso vai muito além do intervalo entre uma e outra jornada de trabalho.

O lazer é uma experiência humana rica de benefícios para a saúde mental e física. Abrange formas amplas de expressão que vão desde atividades físicas, intelectuais, sociais, artísticas e espirituais. E, como é uma experiência humana, varia de pessoa para pessoa.

O descanso alivia a fadiga e amortece o estresse, relaxa os músculos aliviando as tensões. Estimula a socialização e melhora o humor e a autoestima.
Num mundo tão conectado, plugado e interativo, pode ficar difícil encontrar o nosso peculiar estilo de descanso. Mesmo porque dizer “estou cansado” virou força de expressão e justifica o estresse da vida moderna, explica tudo, quase que para dizer “este mundo me cansa”. Diante da saúde, que entendemos cada vez mais integral, como vai o descanso?

Uma sugestão interessante: ter, cultivar e “curtir” as amizades! Sim, ter amigos, sair com eles, jogar juntos, telefonar, dividir sofrimentos, recebê-los em casa ou apenas conversar são opções extremamente saudáveis. Ter amigos descansa! O isolamento cansa. Saber que podemos contar com alguém e que podemos ser úteis a alguém aumenta a dimensão do ser pessoa e nos realiza! Experimente, ter amigos descansa!

Texto: Darlene Ponciano Bomfim
[email protected]