Já faz cinco meses desde que a maioria dos vereadores votou pela retirada da segunda sessão semanal, mas nas próximas semanas a questão deve voltar à discussão. Com o debate da reforma do regimento interno, o vereador Gustavo Sperotto (DEM) propôs uma emenda que prevê novamente duas reuniões ordinárias por semana. A discussão deve se prolongar pelos dias 4 e 11 de setembro e, o projeto, será votado no dia 18.
Sperotto entende que mais um encontro é necessário, uma vez que estão entrando muitos projetos do Executivo em regime de urgência e, por isso, os vereadores não estão tendo tempo para analisar as propostas. “Nós fomos eleitos para duas sessões”, reitera. Ele argumenta ainda que outras cidades do porte de Bento Gonçalves têm dois encontros semanais.
Para o vereador, a população espera um retorno rápido, já que, às vezes, o processo legislativo chega a demorar de 30 a 40 dias. “Neste caso eu sou contrário à posição do Governo (de Guilhrme Pasin), porque acumulamos todos os pedidos e processos burocráticos”, afirma. A emenda estabelece que o segundo encontro ocorreria nas quintas-feiras, às 14h.

Um projeto do vereador Moacir Camerini (PDT), aprovado antes das eleições municipais de 2016, previa duas reuniões por semana na Câmara de Vereadores do município. A medida ficou em vigor até março de 2017, quando o vereador Anderson Zanella (PSD) propôs a retirada da segunda ordinária e teve aprovação da maioria do Legislativo.

De acordo com Sperotto, é necessário que os vereadores se questionem sobre os motivos para aprovar ou não os projetos vindos do Executivo. “Eu nunca participei da base ou da oposição, tenho opinião própria sobre os projetos”, pontua. Ele afirma que ainda é cedo para avaliar se terá apoio dos colegas para a aprovação da emenda.
O presidente do Legislativo, Moisés Scussel, afirma que os vereadores vão propor as emendas que julgarem interessantes e que a decisão final cabe ao plenário. “Acho prematuro opinar sobre isso, sendo que uma série de emendas serão propostas, por isso temos que ver o contexto e analisar”, comenta.
Segundo Scussel, o projeto do regimento interno, que deve ser discutido ao longo das próximas sessões, prevê que as reuniões das comissões sejam abertas para a comunidade. “É para analisar os projetos antes de ir à votação, no plenário”, aponta. O prazo para apresentação de emendas segue até quinta-feira, 31.