A fusão dos partidos Democratas (DEM) e Partido Social Liberal (PSL) deverá criar uma nova sigla chamada União Brasil. Nesta quarta-feira, 6 de outubro, por unanimidade, foi aprovada a medida durante convenção do DEM. Agora, a nova legenda deverá encaminhar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o pedido de criação do novo partido. A expectativa é de que o processo leve até três meses.

Com a fusão das duas siglas, o novo partido terá 81 deputados federais e sete senadores, sendo uma das maiores bancadas do Congresso Nacional e um dos maiores partidos do país. Mesmo com a possibilidade, a sigla deverá perder filiados, mais próximos ao presidente Jair Bolsonaro, que ainda está sem partido, entre eles, o ministro do Trabalho e da Previdência, Onyx Lorenzoni, que foi contrário à união dos partidos e pediu que posição dele constasse na ata da convenção. A numeração escolhida pela legenda é o 44.

O União Brasil nascerá tendo entre seus objetivos lançar uma candidatura à Presidência da República nas eleições do próximo ano. Três nomes se apresentam: o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e o jornalista José Luiz Datena (PSL-SP).

O PSL, partido que Bolsonaro foi candidato à presidência da República em 2018, sofreu uma série de divisões de seus filiados após a saída do chefe do Executivo Nacional. Os conflitos entre Bolsonaro e o presidente da sigla, Luciano Bivar acabou desencadeando uma crise no partido.

ACM Neto, atual presidente do DEM, deverá ser o secretário-geral do novo partido. A presidência ficará com o deputado federal Luciano Bivar (PE), presidente nacional do PSL.

Fotos: Reprodução e Agência Câmara