A troca está prevista para acontecer nesta primeira semana de outubro

A delegada Maria Isabel ficou mais de sete anos no comando da 1ª Delegacia de Polícia de Bento Gonçalves (1ª DP) e nesta quinta-feira, 30 de setembro, teve seu último dia a frente do local. Agora ela irá para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Caxias do Sul.

Sua mudança foi em formato de permuta com outro colega que estava na DPPA de Caxias e quis vir para Bento. Ambos estavam com vontade de mudar e conseguiram realizar essa troca de cargos. O processo precisou passar pelo governador do estado, Eduardo Leite, já que o novo delegado ainda está em estágio probatório.

Isabel é natural de Lajes, Santa Catarina, e fez faculdade em Rio Grande. Depois de formada, morou dois anos em Porto Alegre e estudava para concursos. Regressou a casa dos pais no estado catarinense quando, em 2009, surgiu uma prova para adentrar na Polícia Civil. “Acabei passando nas fases, fiz a academia de polícia em Porto Alegre, em 2010, e após o curso de formação, eu escolhi a oitava região policial para trabalhar, principalmente em razão da proximidade com os meus pais” explica.

Durante um período ela comandou a 1ª DP e a DPPA de Bento Gonçalves ao mesmo tempo, nos meses de julho a setembro. Com duas delegacias para comandar, ela fez o que pode para conseguir administrar as ocorrências que chegavam. “Foi bem corrido. Os meses passaram voando. Os procedimentos tiveram uma mudança nos autos de prisão em flagrante para o poder judiciário. Fiz com que nenhuma das delegacias parasse” relembra.

Sobre a saída, ela fala que partirá com saudades do lugar, que sempre manteve uma relação muito boa com todas instituições com a qual trabalhou em Bento. “A cidade me agrada muito, eu gosto de morar aqui. Vou sentir falta dos meus colegas de trabalho, da nossa cumplicidade, da nossa cooperação, da dedicação que eles sempre tiveram, apesar das dificuldades, sempre com ânimo de ajuda a cidade” conclui.

Novo delegado

Renato Nobre Bias assumiu a 1ª DP. Ele é delegado desde o ano passado e já foi agente da Polícia Civil do Distrito Federal por seis anos. Segundo Isabel, ele tem uma bagagem de experiência em investigações e sente falta disso no atual cargo em que está. Bias tinha vontade de seguir na Serra e quer atuar mais para descobrir os crimes e participar da elaboração de investigações.