A que ponto chegamos

Não faltava mais nada para completar a situação triste, para não dizer vexatória, do Campeonato Distrital de Veteranos. Para organizar a competição com o mínimo de decência, será necessário convidar um time de fora do município para participar da competição. Ele deve vir de Monte Belo do Sul, após confirmada a desistência do Canarinho.

Fico muito indignado com isso, mas aqui quero isentar a Semjel da responsabilidade. A culpa é das comunidades, que são as primeiras a reclamar quando não tem campeonato, mas também acabam desistindo e abandonando a competição, quando ela vai acontecer. Parceria, pelo visto, só de um lado da moeda.

 

Os últimos serão…

Parece que mais uma vez o Esportivo será uma das últimas equipes da Série A a definir o seu treinador. A novela vai se arrastando pelo mês de julho e nada do nome sair. Enquanto isso, cabe a nós, imprensa, ficar especulando nomes.

Porém, não é de todo ruim ser um dos últimos. Apesar da pressão externa exercida e da ansiedade pela definição de um nome, temos que lembrar que temos seis longos meses pela frente até o próximo Gauchão. É só lembrar o passado recente do Alviazul, quando Luís Carlos Winck chegou em cima da hora para assumir o time e acabou fazendo uma campanha impecável em 2012. Mas isso também não quer dizer que a diretoria do Esportivo pode ficar atirada nas raias do comodismo. Vamos torcer para que a escolha aconteça ainda este mês, e o novo comandante tenha tempo de montar a equipe.

 

Secretário fantasma

Não se pode negar o empenho do secretário de Esportes, Gustavo Sperotto, à frente da Secretaria Municipal da Juventude Esportes e Lazer (Semjel). Porém, pelo menos com as comunidades que participam do Campeonato Distrital de Futebol de Campo, ele está devendo. Dirigentes das equipes reclamam a este colunista que o secretário não aparece nas reuniões, toma decisões em seu gabinete e apenas repassa para o diretor Nairo Pivatto comunicá-las. Os representantes do clube se queixam que, em alguns pontos, a decisão vem de cima para baixo, mesmo que os clubes tenham acordado algo diferente. Alguns já mudaram o apelido do secretário, de Caxias para Gasparzinho.

 

A comunicação, de novo

Vão achar que eu estou pegando no pé da secretaria de Esportes, mas já está virando brincadeira o que está acontecendo com as sucessivas falhas de comunicação que vêm ocorrendo no órgão, principalmente com os colegas da imprensa escrita.

Na terça-feira, 9, a Semjel organizou uma reunião para discutir as questões do Campeonato Distrital de Futebol de Campo, categoria Veteranos, na comunidade de São Pedro. Porém, novamente, apenas algumas pessoas foram convidadas, nada foi publicado no site da Semjel e a maioria dos jornalistas ficou sabendo do fato após ele ter acontecido. Está faltando organização para que situações como esta não voltem a acontecer. É lamentável, mas, pelo jeito, teremos que começar a andar com uma bola de cristal para monitorar os acontecimentos esportivos que dizem respeito ao Poder Público.

 

Escolha dos campos

Para finalizar minhas reclamações, peço à nobre Semjel que reveja a localização dos campos nos jogos de volta das quartas de final da Copa Amizade. Hoje à tarde, quem quiser cobrir a competição terá que fazer verdadeiras viagens, deslocando-se da comunidade do São Pedro até o 8 da Graciema, no Vale dos Vinhedos. Pelo menos dois jogos da rodada poderiam ser disputados no campo municipal, evitando tamanho deslocamento.

 

Perguntar não ofende

Por quanto tempo ainda vamos ver a prefeitura construindo campos e arrumando praças esportivas para as comunidades ganharem dinheiro, sem emprestar o local, depois, para os campeonatos?