Luz no fim do túnel

O Esportivo conseguiu um feito que muito poucos, inclusive este colunista, acreditavam. Conseguiu recuperar seis dos nove pontos perdidos no Gauchão 2014 e, hoje, está de volta à elite da competição. claro que precisa aguardar o julgamento do Passo Fundo que, em uma habilidade de seus advogados, conseguiu adiar a decisão para mudar a estratégia de defesa, pois nem eles acreditavam que o nosso Alviazul se salvaria no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Quero deixar aqui os parabéns públicos ao presidente Luís Oselame que, apesar das críticas intensas e forte pressão sobre seus ombros, jamais esmoreceu na luta por uma decisão diferente para o Esportivo. Oselame foi sábio ao preferir o silêncio do que a discussão pública e inútil.

Quase como um caramujo, fechou-se em seu casulo e acreditou que a situação poderia mudar. Ainda não dá para comemorar, mas fica, pelo menos, a sensação do dever cumprido. Com isso, o presidente do Esportivo vai voltar a dormir sem peso na consciência, pois fez o que devia ser feito.

Afinal, saber lidar com as críticas, por mais duras que elas sejam, também é uma virtude daqueles que sabem liderar.

E a conta?

Neste momento de notícias boas para o Esportivo, era bom que o engraçadinho (para não dizer sem noção, irresponsável) que colocou as bananas no carro do árbitro Márcio Chagas poderia, mesmo que anonimamente, enviar algum dinheiro para ajudar o Esportivo a pagar os R$ 60 mil de multa impostos pelo STJD. Afinal, o clube entrou de gaiato nesta história e terá que desembolsar uma quantia considerável, que poderia ser utilizada na folha de pagamento dos jogadores. Mas isso, é um sonho quase impossível.

Solidariedade
Os alimentos e agasalhos doados pelos participantes do II Campeonato Citadino Solidário de Poker foram entregues na tarde da quarta-feira, 9. Seis famílias do Km 2, no distrito de Tuiuty, foram beneficiadas com as doações. A ação foi uma parceria entre a Secretaria Municipal da Juventude Esporte e Lazer (Semjel) e a Associação Bento-gonçalvense de Esportes da Mente (ABGEM). As doações estiveram voltadas, principalmente, para crianças que estão em idade escolar.

Distrital de campo

Na quarta-feira, 16, no Ginásio Municipal de Esportes, ocorreu a primeira reunião para tratar do Campeonato Distrital de Futebol de Campo. Ficou decidido que, na categoria Veteranos, cada equipe poderá inscrever dois atletas com idade a partir de 38 anos, e, novamente, a equipe do Rosário, de Monte Belo do Sul, receberá convite para participar do evento como convidado especial. Na quarta-feira, 23, acontece um novo encontro, onde serão distribuídas as fichas da competição.

Um dos assuntos polêmicos foi a possível inclusão de atletas que disputam a Copa Amizade no Distrital, o que não foi acatado pelos representantes e pela comissão organizadora. A participação destes atletas foi permitida apenas no Veteranos, desde que tenham idade para isso. Em relação aos jogadores de fora do município, uma decisão deve ser tomada na quarta-feira.

Estiveram presentes os representantes da Eulália, Estrela da Serra, Paulina, Barracão, Inter da Leopoldina, Ouro Verde, São Pedro, Tuiuty, Faria Lemos e Cruzeirinho da Sertorina.