O que você queria ser quando chegasse à idade adulta ? O que você queria ser quando tinha 8 anos? E aos 12 anos? Se você já passou dos 20 ( muitos leitores desta coluna já passaram ) o que pensa hoje? Você ainda quer mudar o mundo? OK se a resposta for sim. Se a resposta for não, muitos motivos podem ter contribuído para sua resposta. Contudo, as coisas só vão acontecer se você se esforçar para que aconteçam, não por obra do acaso. Muitas coisas na vida podem ainda ser feitas, só depende de você. Nunca é tarde para começar uma nova vida, uma empresa, um negócio, uma atividade beneficente. A vida é uma só e nunca é tarde para nada.
Um pouco de ambição não faz mal a ninguém. Sonhar um pouquinho mais, também é importante. Fazer algo mais, algo bom, ajuda. No mundo dos negócios, a ambição é um dos principais combustíveis.
Muitos exemplos ao seu redor podem se encaixar no que estou escrevendo. Você já passou por dificuldades e já as ultrapassou. Talvez esteja hoje em dificuldade, mas um dia você vai olhar para trás e dizer “eu venci”. O que seria da Todeschini se um incêndio tivesse acontecido? O que seria da Isabela se ela tivesse sido vendida para uma empresa Argentina? O que seria da indústria moveleira se novos polos surgissem como Arapongas ou em São Paulo? E o que seria da indústria vinícola se 75% dos vinhos finos fossem importados? O que seria dos jornais se aparecesse a internet? O que seria de uma empresa se tivesse 5-10 grandes concorrentes? O que seria do Brasil se ele fosse a 7ª. economia do mundo?
Foi o pensar grande que fez a prosperidade de muitos países e muitas regiões. Infelizmente, no Brasil, muitos se acostumaram a pensar pequeno. Isto não é comigo, é com o outro. O que eu posso fazer? Se quem está lá em cima não faz nada, o que eu vou fazer? O governo tem que ajudar. Está bom assim. Agora que a gasolina aumentou, tudo vai aumentar, menos o salário. Conseguindo sobreviver, já está bom.
Isto não pode continuar assim.
O Brasil é a 7ª. maior economia do mundo e nem aqui na América Latina conseguimos ter um papel de maior expressão como país. Politicamente então, nem se fala. Só olhar o umbigo, como muitas políticas governamentais, na esfera federal, reforçam não vai adiantar por muito tempo.
O povo brasileiro construiu este país apesar dos governantes, apesar dos AI 5, do golpe militar, nas eleições indiretas, apesar da falta de segurança, do baixo investimento em educação, na saúde pública e no sanemaneto. Muitas cidades, inclusive a sua, foram forjadas na mão suada e calejada dos antepassados. E se os primeiros imigrantes, quando aqui chegaram em 1875, tivessem parado lá em Montenegro e tivessem dito: ” subir a serra, nunca! Vamos voltar”
Se os governos fossem inteligentes, eles construiriam menos burocracia, menos impostos, investiriam realmente em educação, fomentariam a inovação, a tecnologia e a saúde, reduziriam o custo Brasil, parariam com a substituição tributária ( que é um absurdo, um verdadeiro confisco ), criariam condições para as empresas prosperarem mais e mais pois, com isto, toda a população, através dos empregos, prosperaria. O emprego é a melhor distribuição de renda que existe na face da terra.
Portanto, você que é livre para pensar, pense grande. Por menor que seja este grande, será maior do que é hoje. Não pare. Busque algo novo. Inove. Sempre há tempo para começar ou recomeçar.
Pense nisso e sucesso.