Líder destaca conquistas, projeta o futuro da entidade e fala sobre o desafio da vice-presidência no sistema Fecomércio-RS

O empresário Daniel Amadio foi reeleito para mais quatro anos ao cargo de presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Bento Gonçalves (Sindilojas-BG). O nome dele foi unanimidade no processo eleitoral que escolheu a nova diretoria da entidade. Apaixonado pela Capital do Vinho, Amadio tem, cada vez mais, manifestado preocupação em relação ao futuro da cidade, em especial do comércio e sobre a evolução de políticas públicas para a comunidade. Em entrevista exclusiva ao Semanário, a liderança empresarial fala sobre a participação da entidade nesses temas, o papel de cada um, o futuro da cidade e também sobre os novos desafios assumidos após aceitar o convite para integrar uma das vice-presidências do sistema Fecomércio-RS.

Amadio foi reeleito com 97% de aprovação para o segundo mandato a frente do Sindicato. Foto: Ranieri Moriggi

Ao contextualizar sua trajetória no Sindilojas, Amadio ressalta o trabalho feito durante os primeiros quatro anos de sua gestão. Ele ressalta que a entidade sempre teve a preocupação em manter-se autossustentável, oferecendo ao seu associado serviços e benefícios que garantissem a sua existência, tornando-se não dependente de apenas contribuições sindicais, que hoje, em virtude da reforma trabalhista são facultativas. “Com a chegada da reforma trabalhista, muitos sindicatos que só sobreviviam com esse valor estão com dificuldades financeiras. As entidades sindicais vão precisar se redescobrir: convencer-se de que é preciso oferecer mais serviços e condições ao associado, fazendo com que ele entenda a importância em estar integrado à entidade”, ressalta.

Plano de gestão da entidade

Por estar em seu segundo mandato, Amadio explica que existe uma série de projetos que estão sendo elaborados para os próximos quatro anos. O presidente salienta que durante a primeira gestão, a diretoria focou em manter os serviços que obtiveram êxito, finalizar aqueles que não foram considerados satisfatórios. Agora, a intenção é ampliar a visão da entidade e buscar alternativas que possam melhorar e ampliar a gama de serviços ofertados pelo Sindilojas aos seus associados. “Estamos, através de uma consultoria, elaborando o planejamento estratégico que não tínhamos na entidade, colocando tudo no papel para termos a certeza de onde estamos e onde queremos chegar”, aponta. A expectativa de Amadio é de que até o final do ano, o trabalho de elaboração esteja pronto.

Atualmente, a entidade conta com mais de 580 associados ativos. “Num momento de crise, dificuldades financeiras de todas as empresas, comemorar um acréscimo no quadro social de uma entidade é algo muito importante. O Sindilojas ganha a simpatia dos comerciantes e o que buscamos com o nosso público são apontamentos positivos”, ressalta.

Visão do comércio bento-gonçalvense

Questionado sobre a atual situação do comércio bento-gonçalvense, Amadio explica que a economia vinha num crescente, porém, nos últimos anos, com as mudanças políticas ocorridas no país, a perda de credibilidade e a chegada da crise afetou todas as cadeias e também o comércio varejista. “Eu via comerciantes colhendo números muito negativos. Muitas demissões, não só no comércio. Enfim, estávamos no fundo do poço”, lembra. Ele salienta que nos últimos dois meses, os números ainda mostravam um resultado negativo, no entanto, com a nova crise desencadeada no final do mês de maio, mais prejuízos poderão ser contabilizados. “Com a paralisação dos caminhoneiros tudo foi afetado. Se não há combustível, não há mercadoria. Ao mesmo tempo não tem o cliente que chega até a loja para fazer a compra”, explica. A tendência, segundo ele, é de que esses problemas sejam resolvidos com o governo para o retorno da confiança para a geração da economia brasileira. “Precisamos de uma indústria mais fortalecida, porque o comércio está ligado diretamente à ela e, consequentemente, seja beneficiado com isso. Acredito que daqui para frente a tendência é crescer”, acredita.

Problemas do comércio

Amadio aponta como uma das principais dificuldades encontradas no setor a pouca participação dos comerciantes nas iniciativas das entidades. Ele salienta que aqueles que participam das iniciativas lançadas pelo Sindilojas conseguem resultados exitosos. “Quem está buscando alternativas de formação própria, dos seus funcionários, ferramentas e produtos, usando a entidade e tudo aquilo que ela oferece para o dia a dia. O comerciante precisa procurar mais a entidade”, destaca.

Integração das lideranças de Bento

Com dezenas de lideranças em Bento Gonçalves, Amadio ressalta o constante diálogo com as entidades, a fim de trabalhar para o desenvolvimento da cidade. Para fomentar esse constante debate, o presidente do Sindilojas, em uma oportunidade, sugeriu ao presidente do Centro da Indústria e Comércio de Bento Gonçalves (CIC-BG), Elton Gialdi, a criação de um conselho dentro da entidade para que líderes se reunissem mensalmente, a fim da troca de ideias e discutir o que a cidade precisa e que as entidades unidas podem fazer. “São anseios que unem as lideranças para trabalhar pela cidade, na busca de projetos que beneficiem a população, melhorem a qualidade de vida de todos. Os líderes que não se unirem, com certeza, fomentarão essa fraqueza de iniciativas, o que não é o ideal. É importante essa junção de ideias”, reforça.

Além do Sindilojas, desafio no Sistema Fecomércio-RS

Diretoria do Sindilojas – BG foi empossada no dia seis de junho. Foto: Caroline Pandolfo

Além de comandar o Sindilojas-BG, Amadio acumula mais um desafio a favor do setor comercial. Dessa vez, em âmbito estadual. A liderança figura entre os vice-presidentes do Fecomércio-RS, em chapa eleita para a gestão 2018-2022, presidida por Luiz Carlos Bohn. A solenidade de posse está marcada para o dia 2 de julho. Indagado sobre a importância em representar Bento Gonçalves numa entidade de renome, Amadio é enfático ao dizer que as ações realizadas na cidade podem trazer benefícios e visibilidade ao sistema Fecomércio. “Trabalhamos em vários conselhos, mostramos nossas qualidades e o que temos a oferecer e o reconhecimento veio. Com isso, adquiri a confiança do presidente Bohn e fui convidado para ser um dos vice-presidentes da entidade”, relata.

Além do cargo na diretoria, Daniel foi convidado a presidir a Comissão de Combate a Informalidade. Questionado sobre os benefícios que o setor varejista de Bento Gonçalves terá com a participação do líder na direção, Amadio garante que muitas experiências poderão ser aplicadas na Capital do Vinho. “Já era realizado um processo de interiorização da Comissão, agora, com a oportunidade em liderar a equipe, pretendo fortalecer ainda mais as iniciativas de fiscalização e repreensão ao comércio informal, pois isso acaba afetando quem realmente paga os impostos e tem o direito a trabalhar. Com a possibilidade de dirigir a Comissão vamos trabalhar mais ainda nesse sentido”, espera.

Outro aspecto ressaltado por Amadio, quando indagado sobre a vice-presidência no Fecomércio, é voltada a oportunidade em trazer para Bento Gonçalves, iniciativas que possam melhorar o desenvolvimento da cidade. “Se existe algum projeto ou ferramenta que Bento pode receber, a gente pode trazer para cá, a fim de realizar experiências que possam ser exitosas de um modo geral para o nosso comércio”, explica.

Conselhos de quem vive no comércio

Com anos dedicados ao trabalho no comércio, Amadio destaca as principais ações que devem nortear aqueles que vivem do setor, conselhos para quem pretende abrir um negócio e quais os principais pontos que empreendedores devem ter, quando já possuem um estabelecimento comercial e sentem a necessidade de iniciar o processo de sucessão familiar. “Quem pretende entrar no ramo precisa gostar do cliente, ser apaixonado pelo comércio. Se não tiver esse perfil, dificilmente terá sucesso. Você precisa adorar pessoas. Por mais que a pessoa não goste de ti, você, na condição de vendedor ou empreendedor, precisa ter apreço por ela. No comércio não pode existir essa diferença. Relacionamento é básico, principalmente em uma loja física”, aconselha.

Gostar do trabalho com o público é um diferencial no setor. Foto: Reprodução

Para aqueles que já estão com seus negócios criados, Amadio destaca que o acompanhamento de tendências é um diferencial para fomentar os negócios e, além disso, integrar alguma entidade empresarial para conseguir aporte em outras iniciativas. “O Sindilojas, por exemplo, oferece essas ferramentas para o empresário buscar qualificação e aprimorar o que já tem colocado à disposição do cliente”, explica.

Ao ser indagado pela questão da sucessão familiar, o líder bento-gonçalvense nota uma nova mentalidade nessa área. Conforme Amadio, nos últimos tempos, há uma movimentação crescente no número de empreendimentos que estão aderindo ao processo de sucessão familiar. Porém, ele ressalta que é necessário um trabalho para fortalecer todo o processo. “É preciso separar o que é a relação familiar com a profissional. Não se pode achar que o tratamento utilizado em casa entre pai e filho seja o mesmo dentro da empresa. E é necessário esse entendimento. Sabendo separar isso, dando responsabilidades ao sucessor, mostrando os diversos setores da empresa, são os principais pontos que poderão nortear o andamento da empresa”, finaliza.