O prefeito eleito de Monte Belo do Sul, Adenir José Dallé (PMDB), foi preso na manhã de segunda-feira, 10. A prisão ocorreu após cumprimentos de mandado de busca e apreensão. Dallé é investigado pela Delegacia Fazendária do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) por desvio de verba pública.

De acordo com o delegado titular da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), Arthur Hermes Reguse, Dallé é investigado por crimes contra a administração pública. O Deic cumpriu mandados em Porto Alegre, na região metropolitana da Capital e em Bento Gonçalves. A investigação é referente a um caso de 2009, onde teria havido desvio de verba pública.

Nenhuma documentação foi encontrada, mas a espingarda em situação irregular levou à prisão do prefeito eleito. Dallé foi conduzido à DPPA, onde foi registrada a ocorrência. Ele foi liberado após pagamento de fiança.

Procurado, Dallé afirmou não ter entendido a operação. O prefeito eleito afirma ter toda a documentação que comprova a legalidade das transações. “Todas as minhas contas foram aprovadas pelo Tribunal de Contas”, afirmou. Sobre a arma, Dallé declarou que pertencia ao seu pai, falecido há 3 anos. Ele pretendia entregar a arma às autoridades.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 12 de outubro