Números foram apresentados pelo Corede Serra, em parceria com a UCS na segunda-feira, 2 de abril

A apresentação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional (2015-2030) do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede-Serra) ocorreu na segunda-feira, 2 de abril, no Salão de Atos da Reitoria, no Bloco A do Campus-Sede. Elaborado em conjunto com a Universidade de Caxias do Sul (UCS) o projeto tem por objetivo apresentar diretrizes para as áreas de infraestrutura, desenvolvimento econômico, meio ambiente, planejamento urbano e serviços públicos. Foram propostos 60 projetos, em um total de 220 ações, entre elas duplicação de rodovias, aeroporto regional, parques tecnológicos com indústrias de ponta e políticas públicas comuns à todas as cidades.

De acordo com a professora Monica Mattia, coordenadora-executiva do Corede Serra, os principais projetos envolvem infraestrutura. “A infraestrutura de transporte existente é incompatível com a nossa região. É um gargalo imenso, que limita inclusive a captação de investimentos. Isso envolve a questão das ferrovias, das rodovias e do aeroporto também”, afirma.

Para colocar em prática todos os projetos elencados, seriam necessários quase R$ 3 bilhões até 2030. Estiveram presentes o Presidente do Corede/ Serra, Isidoro Zorzi, reitor da UCS, Evaldo Kuiava, presidente da AMESNE, prefeito de Garibaldi, Antônio Cettolin. O Corede Serra corresponde a 32 municípios, mas as ações interligadas no Plano de Desenvolvimento se relacionam com as metas do Corede Hortênsias e Campos de Cima da Serra, que somam mais 17 cidades.

Prioridades: 

1-Estruturação, diversificação e qualificação da Matriz Turística na Serra.

2 – Apoio aos Arranjos Produtivos Locais (APLs) e criação de novos arranjos.

3 – Elaboração do Planejamento Metropolitano da Serra Gaúcha, com definição do marco legal em todo o território do Corede Serra.

4 – Implantação do novo Aeroporto Regional.

5 – Implantação de Parques Tecnológicos intensivos em tecnologia com atração de empresas nacionais e estrangeiras.

6 – Reorganização dos vínculos institucionais de nível estadual (coordenadorias, saúde, educação, segurança) com limites dos Coredes.

7 – Criação de agroindústrias.

8 – Duplicação da RSC-453 entre Farroupilha e Garibaldi.

9 – Revisão da repactuação da saúde.

10 – Criação de um Programa de Educação Continuada para docentes do Ensino Médio, com abordagem de temas contemporâneos.

De acordo com ele, o relatório apresenta, além de projetos já mencionados em outros documentos de planejamento, como o Rumos 2015 (publicado em 2006) e em outros planos estaduais regionalizados, “mais projetos que sinalizam perspectivas futuras, capazes de gerar novas economias e contribuir com o avanço da região”. Nessa linha, o Plano de Desenvolvimento Regional 2015-2030 destaca quatro linhas de intervenção e sintetiza dez prioridades regionais, conforme segue:

Linhas de Intervenção

De acordo com Zorzi, o relatório apresenta, além de projetos já mencionados em outros documentos de planejamento, como o Rumos 2015 (publicado em 2006) e em outros planos estaduais regionalizados, “mais projetos que sinalizam perspectivas futuras, capazes de gerar novas economias e contribuir com o avanço da região”. Nessa linha, o Plano de Desenvolvimento Regional 2015-2030 destaca quatro linhas de intervenção e sintetiza dez prioridades regionais, conforme segue:

• Criação de um corredor econômico e social macrorregional, fazendo a interligação Passo Fundo – Nova Prata – Bento Gonçalves – Farroupilha – Caxias do Sul: exige investimentos na duplicação da BR-470; na construção de uma ponte entre Veranópolis e /Bento Gonçalves; na duplicação da RST-453, entre Farroupilha e Garibaldi; e na triplicação da RS-122, entre Caxias e Farroupilha.

• Construção do Aeroporto Regional: beneficiando as microrregiões de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Gramado/Canela/Cambará do Sul e Vacaria para transporte de passageiros e cargas, com duplicação da Rota do Sol; duplicação da BR-116, entre Caxias do Sul e Vacaria; duplicação da RS-122, entre Farroupilha e São Vendelino; triplicação entre Caxias do Sul e Farroupilha; e duplicação da BR-470, entre Nova Prata e Carlos Barbosa; com outras obras futuras visando atender demanda a ser criada, após a reorganização e implantação de roteiro internacional para visitação dos cânions da Serra Geral.

 Construção de dois Parques Tecnológicos: em Caxias do Sul e Bento Gonçalves (sem associação imediata à pesquisa), para instalação de empresas nacionais e estrangeiras de alta tecnologia, visando criar/consolidar a cultura de negócios em setores intensivos em tecnologia, gerando uma dinâmica com efeito multiplicador no empreendedorismo.