A forma como você usa sua garrafinha de água pode torna-la um verdadeiro criadouro de bactérias e transmissor de doenças. Entre os principais problemas relacionados à má higienização estão diferentes infecções, entre elas as alimentares.

Um teste realizado em laboratório apontou a presença de bactérias de origem intestinal, coliformes fecais e estafilococos nas garrafinhas usadas por pessoas em academias. Contudo, os especialistas ressaltam que não são todas as garrafinhas que podem estar contaminadas e nem todas as pessoas que podem contrair doenças. O risco existe para quem estiver com a imunidade baixa e caso não limpe a garrafinha da forma correta.

Se a garrafinha for usada apenas para armazenar água, basta aplicar um pouco de detergente no interior e usar água para retirar o produto. Caso seja usada para levar sucos ou shakes, é preciso usar também água fervente e uma escova.

Erros ao usar a garrafinha

Deixar a água no carro: Deixar a garrafinha dentro do carro é muito perigoso. Em contato com o sol por muito tempo, o plástico se aquece e libera compostos químicos que fazem mal à saúde. O antimônio, por exemplo, é reconhecido como cancerígeno pela Organização Mundial da Saúde.

Compartilhar a garrafa: é preciso que sua garrafinha seja exclusiva. Compartilhar com outras pessoas, mesmo que seja um familiar, pode aumentar as chances de contaminação da água e transmissão de doenças.

Usar garrafa descartável por muito tempo: se você não tem uma garrafinha do tipo squeeze, que possui um plástico mais duradouro, não deve usar garrafinhas descartáveis por muito tempo. O correto é usá-las por, no máximo, três dias.

Usar garrafa com tampa removível: as tampas que saem da garrafa e permitem que você deixe a boca em contato direto com a água devem ser evitadas. É o caso das tampinhas das garrafas mais comuns. Dê preferência ao bico que se ergue e não deixa sua saliva se misturar com o liquido dentro do recipiente.

Não lavar a mão antes de tomar água: você usa a sua mão para segurar a garrafa e abrir a tampa. Por isso, é preciso que ela também esteja bem higienizada para não se transferir as bactérias para a garrafinha.

Fonte: bolsademulher.com