A persistência de falhas no transporte escolar indica a importância de uma rígida atuação dos setores da área de segurança e também do Ministério Público, porque não. Diariamente, o Departamento Municipal de Trânsito (DMT) recebe denúncia sobre irregularidades que precisam ser sanadas completamente. Os flagrantes de veículos sem condição para o transporte dos estudantes em Bento Gonçalves ainda estão ocorrendo: no início desta semana mesmo, vários veículos foram autuados pelos fiscais de trânsito, por causa de algumas ilegalidades, inadmissíveis nos dias de hoje, como a falta de ítens obrigatórios e o excesso de passageiros, esta última representando 90% das infrações.

Este tipo de problema com as empresas de transporte escolar de Bento Gonçalves acontecem há muito tempo e, pelo visto, o DMT resolveu tomar providências mais rígidas em relação a estas questões. Não se pode admitir que a vida dos nossos filhos seja colocada em risco, já que maioria destes estudantes precisa dessa condução para ir até sua escola. Mais do que isso, os pais depositam sua confiança nestas empresas, que têm por obrigação garantir a integridade física destas crianças.

Por isso, a importância de o Ministério Público ser acionado e ir a fundo em uma investigação e cobrar exemplarmente todas as partes envolvidas. Não há argumentos para que um veículo tenha excesso de passageiros, principalmente quando se fala de crianças com idade entre quatro e 10 anos.

Antes tarde, do que nunca, a fiscalização está mais acentuada com este tipo de serviço, exigindo que a legislação seja cumprida à risca, tanto no que se refere à quantidade de veículos para o atendimento aos estudantes, quanto às condições de segurança das vans, que circulam, em geral, em um trânsito cada vez mais congestionado nas ruas de Bento Gonçalves.

Não se pode admitir a superlotação de veículos, pois essa é uma questão básica de segurança para a prevenção de acidentes. É muito mais fácil que ações preventivas, como a fiscalização que vem sendo feita recentemente, sejam realizadas, do que começar a fazer alguma coisa após o acontecimento de um incidente mais grave.

Além disso, é comum vermos crianças maiores andando sem o cinto de segurança, motoristas estressados com o trânsito, menores descendo das vans em meio aos carros, sem que haja um cuidado maior com os pequenos passageiros. O número de infrações é acima do aceitável e a rigidez na fiscalização precisa continuar por parte do DMT. Afinal, estamos falando de vidas humanas. Mais do que isso, são crianças que representam o futuro de nossa cidade. Nossos filhos, joias raras que precisam ser bem cuidadas.