Cinco bento-gonçalvenses foram destaque nos concursos que escolheram as novas prendas e peões da 11ª Região Tradicionalista. A 48ª Ciranda Cultural de Prendas e o 30º Entrevero de Peões, eventos oficiais do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), ocorreram no último final de semana (23, 24 e 25), no CTG Pousada dos Carreteiros, em Cotiporã. Foram 47 participantes, divididos em seis categorias. Bento Gonçalves esteve representada por 14 concorrentes vindos do CTG Herdeiros da Bombacha, Laços da Amizade, Laço Velho e Gaudério Serrano. Com as premiações, o próximo desafio será a fase estadual que acontece em 2018. Até lá, eles devem seguir extensa agenda.

Conforme a diretora cultural do CTG Herdeiros da Bombacha, Zelide Vargas, entidade que conquistou três premiações, este feito é consequência do trabalho realizado na entidade há mais de um ano. “Foi uma longa caminhada. Além do esforço de cada concorrente, o CTG ofereceu todo o amparo necessário para a realização das atividades. O apoio das famílias também foi essencial”, afirma.

Segundo Zelide, que coordena o setor há 10 anos, para a entidade tradicionalista, ter a representatividade dentro da gestão de peões e prendas da 11ª R.T. serve de estímulo para que outros jovens tenham interesse em participar das próximas edições. “Toda conquista serve de incentivo. Notamos isso nas últimas participações dos concursos. Os que venceram no ano passado, serviram de insipiração para os vencedores deste ano” enfatiza.

Para a conquista dos títulos, os candidatos precisaram estudar a história e geografia do Rio Grande do Sul, tradição e tradicionalismo e realizar uma redação. As prendas ainda realizaram a mostra folclórica, que tinha como objeto de pesquisa, as dobraduras (Mirim) e comparar a evolução da vestimenta em alguma ocasião (Juvenil e Adulta). Já os peões, além da prova escrita, eles tiveram que preparar o chimarrão, encilhar o cavalo e executaram a prova de rédeas.

Preparação

Os cargos de prenda de faixa e peão de crachá exigem uma preparação intensa, de aproximadamente um ano. Foi o caso de Natália Sitnievski, 15, que conquistou o título de primeira prenda juvenil da região.

Representante do CTG Herdeiros da Bombacha, a jovem começou a participar dos concursos aos 13 anos. Foi na sua segunda tentativa que ela alcançou o primeiro lugar na categoria juvenil. “Fui decidida a dar o meu melhor em busca de um final diferente, já que havia concorrido em outro ano e não obtive sucesso. Desta forma, me preparei para a 48° Ciranda Cultural de Prendas e aí está o resultado”, comemora. Conforme regulamento, disputam a categoria mirim crianças de 9 a 13 anos. A fase juvenil vai dos 14 aos 17. No adulto concorrem dos 18 aos 27 anos.

Para o Luiz Ferrigo, 18, que conquistou o 3º lugar na categoria Peão Farroupilha, a inserção no mundo tradicionalista começou em 2007, pela dança, na invernada pré-mirim. A partir disso, veio a vontade de participar e se envolver cada vez mais com a cultura. Nesta trajetória, foram muitos os esforços para poder representar sua entidade, bem como a 11ª Região Tradicionalista, que envolve Bento Gonçalves e outros 23 municípios.

Essa não foi a primeira vez que Ferrigo participou de concursos. Em 2009, concorreu na categoria Piá e em 2013, quando mudou de entidade, conquistou o título de Guri Farroupilha, ficando em sexto lugar na fase estadual. Por se tratar da categoria adulta, a preparação para o certame exigiu maior esforço e dedicação. “Participei de eventos regionais e estaduais para o relatório de vivência tradicionalista e promovi oficinas em minha entidade. Precisei ensaiar as modalidades artísticas, campeiras, estudos de geografia, história, folclore e tradicionalismo”, salienta.

Além de Natália e Luiz, os demais representantes das entidades de Bento Gonçalves que conquistaram os títulos foram: Ana Luíza Bessega, 1ª Prenda Mirim, Jorge Dalla Pozza Pereira, 2º Piá Farroupilha, Willian Borne de Paula, 3º Piá Farroupilha.