O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Ronda Charrua, de Farroupilha, voltou a figurar entre os cinco melhores grupos de danças tradicionais do Rio Grande do Sul. Dez anos depois de conquistar o título de campeão da modalidade, com a temática que fez história no festival, o grupo do município vizinho conseguiu superar invernadas, até então favoritas, recebendo o resultado na noite de domingo, 26. Além do retorno do grupo è elite, o Departamento Tradicionalista Gaúcho (DTG) Poncho Verde, de Panambi, sagrou-se, pela primeira vez, campeão do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) 2023.

Com a temática que contava a disputa de dois peões pelo coração de uma prenda, o CTG Ronda Charrua dispensou grandes alegorias, como vinha trazendo ultimamente, e que sempre impressionavam o público, e focou em coreografias que tinham como prioridade, o movimento corporal.

Já o campeão das danças, levou ao palco do Enart, em Santa Cruz do Sul, um tema que falava sobre a história dos tropeiros, que levavam o gado para o abate. Após a apresentação de domingo, o grupo foi aplaudido de pé pelos quase 12 mil expectadores que lotavam o ginásio. Com gritos de “é campeão”, a entidade segurou o resultado logo cedo, pois havia sido um dos primeiros grupos a se apresentarem.

Além do retorno do CTG Ronda Charrua à elite, o Piquete Tradicionalista Gaúcho (PTG), Bocal de Prata, de Osório, levou o vice-campeonato, mostrando que segue em constante crescente, já que no ano passado, conquistou a terceira colocação na modalidade.

Grupos já tradicionais em serem premiados na final do evento, como é o caso dos CTGs Rancho da Saudade e Aldeia dos Anjos, por exemplo, ficaram de fora das primeiras colocações e devem voltar a disputar as fases classificatórias para conseguirem vaga à final do Enart do ano que vem. A única entidade a se manter no top 5, foi o CTG Tiarayú, de Porto Alegre, que após apresentar uma homenagem ao poeta Jayme Caetano Braun, levou o troféu de quinto lugar.

De Bento, invernadas e artistas individuais também se apresentaram

A final do Enart contou também com a participação de entidades de Bento Gonçalves. Nas Danças Tradicionais – Força B, no sábado, 25, o CTG Laço Velho buscou a tão sonhada classificação para a finalíssima do domingo, 26. No entanto, o grupo não conseguiu ficar entre os melhores.

De sexta-feira, 24, até o domingo, cerca de 4,6 mil competidores passaram pelos palcos espalhados pelo parque da Oktoberfest, em mais de 25 modalidades artísticas.

Vencedores do Enart 2023

Danças Tradicionais Força A

  • 1º lugar: DTG Poncho Verde – Panambi – 9ª RT
  • 2º lugar: PTG Bocal de Prata – Osório – 23ª RT
  • 3º lugar: CTG Ronda Charrua – Farroupilha –  25ª RT
  • 4º lugar: CTG Sentinelas do Pago – Marau – 7ª RT
  • 5º lugar: CTG Tiarayú – Porto Alegre – 1ª RT

Danças Tradicionais Força B

  • 1º lugar: CTG Querência da Serra – Cruz Alta – 9ªRT
  • 2º lugar: CTG Estância Velha da Tradição – Santana do Livramento – 18ªRT
  • 3º lugar: DTG Noel Guarany – Santa Maria – 13ªRT
  • 4º lugar: Os Desgarrados – Guaporé – 11ª RT 
  • 5º lugar: CTG Vinte de Setembro – Santo Ângelo – 3ªRT

Fotos: Estampa da Tradição / Reprodução