‘Ahá!’

Vocês acharam que eu ia falar sobre um assunto super nerd, números, dados e pesquisas financeiras, não é?

Confesso a vocês que não entendo de economia muito menos de política. Às vezes chuto que o mercado imobiliário está em alta ou em baixa, mas é mais uma opinião do que exatamente um fato baseado em pesquisas. Pelo menos, geralmente, estou certa, já que gosto de procurar apartamentos que não posso comprar. A verdade é que sempre mantive distância destes assuntos. Se toda a vez que eu penso nas cotas universitárias, me dá comichões, imagina acompanhar a Operação Lava-Jato. Podem achar que sou menos cidadã por isso, que não me importo com o povo, que sou medíocre ou qualquer outra coisa. Até hoje, vivi melhor assim.

O que vim comentar aqui hoje é sobre a vida financeira dos jovens. Falo dos jovens como eu, que deveriam estar plenos em seus apartamentos de dois quartos e sua empresa recebendo o Troféu Empreendedor. Não é mais assim que funciona. Hoje a vida profissional e financeira de qualquer pessoa que ganhe menos do que um Chevrolet Ônix 1.0 2017 por ano deve estar no vermelho. Um Ônix até que vale alguma coisa, não é? Mas você já pagou a luz este mês?

Se você não ganhou nenhuma herança, não guardou a mesada durante a adolescência, não vai herdar a empresa milionária da sua família, para ganhar por ano um Wolksvagen Golf 1.0 2017 (estou bem por fora do mercado automobilístico, Golf 1.0? É isso mesmo, produção?), meu amigo, você precisa trabalhar ‘pra caramba’. Isso inclui a hora da novela e o final de semana. Inclui você pensar além do que te pagam para pensar. Fazer além do que te pagam para fazer. Não está fácil nem fechar o ano com um Fiat Mobi 1.0 2018!
Aí você vê as pessoas reclamando do chefe, reclamando dos clientes, reclamando dos horários, se martirizando e se fazendo de vítimas. Largam seus empregos “porque isso não é vida”, não importa se vão para o seguro desemprego pela sétima vez, é para isso que se pagam os impostos, não é?

Acredito que a culpa seja mesmo da crise. Da crise financeira que atingiu as empresas, que pagam um Chery QQ Smile 2017 anual para o seu melhor funcionário. Da crise pessoal, dos consumistas que não têm reserva nem para a consulta médica. Da crise profissional, das pessoas que trabalham somente de corpo presente, pensando na cerveja do final de semana. Da crise existencial, das pessoas que não sabem o que querem da vida e que não têm nenhum propósito, fazendo com que desistam de tudo, sempre.

Se deu bem quem pensou diferente, usou a crise para alavancar um negócio, entendeu a demanda diferenciada, percebeu que loja física não é mais só física. Não é logo que você terá reconhecimento e pagamento pelas atitudes, pelas noites mal dormidas, pelos investimentos, por todo o trabalho que você teve. E você não vai se importar com isso porque tem um propósito. Seja ele só ganhar dinheiro ou ser feliz com o que faz, faça com toda a garra. Nossa economia não faz mais ‘boom’, então, mãos à obra!