Uma criança de 10 anos morreu no domingo, 6 de outubro, vítima de doença meningocócica em Caxias do Sul. Theillor Martins Matos, faleceu após dar entrada, em estado grave, em um hospital caxiense. Segundo familiares e professores, em nenhum momento, o menino apresentou sintomas da doença.

De acordo com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), não foi possível a realização de coleta de material medular para que fossem feitas análises. Porém, a partir dos sintomas e a progressão rápida da doença, o diagnóstico foi positivo para infecção pela bactéria meningococo, ou seja, a doença meningocócica.

Devido o ocorrido, familiares e colegas de turma da criança receberão tratamento preventivo contra a doença, com o uso de antibióticos.

Desde o início do ano, sete casos fatais da doença foram registrados no Rio Grande do Sul. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, a maioria dos casos é da versão mais grave da doença, que causa infecção generalizada causada pela bactéria meningococo, a meningococcemia. É diferente da forma clínica mais comum da doença, que atinge somente a meninge, membrana que envolve o cérebro e a medula, mais conhecida como meningite.

A transmissão se dá através do contato direto de pessoa a pessoa por meio de secreções respiratórias. Assim como as demais doenças de transmissão respiratória, a circulação é intensificada nos meses de