Nem todo mundo tem tempo para cuidar da beleza e da saúde. Por isso, apesar de os exercícios físicos serem o melhor escudo contra a odiada celulite, muitas mulheres apostam nos cremes “antifurinhos”. Mas a pergunta que não quer calar é: será que funcionam mesmo? Segundo a dermatologista Valéria Marcondes, a resposta é sim. “Os cremes contra a celulite podem melhorar em até 30% do aspecto, dependendo dos componentes utilizados”. Ou seja, eficácia varia de acordo com o tipo de creme escolhido.

Existem aqueles que agem na área vascular (tonificando as paredes dos vasos e melhorando a drenagem), outros que ajudam a diminuir as células de gordura (são aqueles com derivados da cafeína que atingem os receptores de gordura das células) e também alguns que aceleram o metabolismo (aumentando a queima de gordura).

Valéria explica que para o creme fazer efeito, o correto seria começar a usar o creme após a 1ª menstruação, período no qual a celulite dá seus primeiros sinais. Isso acontece porque, nessa época, começam a se desenvolver os hormônios que preparam a mulher para a gestação e, por consequência, acumulam gordura no quadril, no bumbum e nas coxas. Se você já passou dessa fase, o ideal é unir a aplicação a tratamentos estéticos e uma alimentação balanceada.

Tratamentos

Endermologia (LPG): utiliza um aparelho para massagear que faz a drenagem linfática. “A compressão da pele faz com que os vasinhos liberem as substâncias tóxicas que aparecem nos espaços intercelulares e endurecem, dando o aspecto da celulite”, afirma a dermatologista.

Radiofrequência (Reaction): usa ondas de rádio que liberam calor, atingindo a pele mais profundamente e aquecendo as células. “Esse processo estimula a fabricação de colágeno, que diminui a flacidez e derrete a gordura”, explica Valéria.

Além disso, pode-se fazer a associação dos dois métodos, ou apostar nas massagens linfática e modeladora feitas manualmente. Ainda assim, a melhor opção, sempre que possível, é realizar exercícios físicos.

Alimentação

De acordo com Valéria, reduzir a ingestão de carboidratos, gorduras e sal também ajuda. “Ao fazer isso, você estará diminuindo a retenção de líquido, além de provocar o emagrecimento, que diminui a pressão entre as células”

Aplicação

Valéria indica passar o creme duas vezes ao dia, de preferência após o banho, sempre com massagens circulares e ascendentes. “Esse é o princípio básico da drenagem linfática: seguir o fluxo do sangue que vem do pé até a virilha, onde estão os gânglios linfáticos da perna”, diz.

Fonte: www.daquidali.com.br