Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich falam à comissão no Senado

Em clima de embate entre governistas, independentes e oposição, a CPI da Covid começa a ouvir os depoimentos de ex-ministros da Saúde na gestão do presidente Jair Bolsonaro. Os dois primeiros a falar aos senadores serão Luiz Henrique Mandetta, nesta terça, às 10h, e Nelson Teich, a partir das 14h.

Mandetta foi demitido em 16 de abril de 2020, no início da crise sanitária no Brasil e após longo desgaste na relação com Bolsonaro. O médico defendia o uso de máscaras e era contra a indicação de medicamentos sem eficácia comprovada contra a Covid. Na época, o Brasil registrava 1.924 mortes em decorrência da doença. Hoje, o país tem mais de 400 mil óbitos. Substituto de Mandetta, Nelson Teich, permaneceu menos de um mês no cargo. Senadores críticos ao governo esperam que os depoimentos ajudem a esclarecer se o Brasil poderia ter tomado outro rumo no enfrentamento a pandemia e freado o número de mortes. 

Ainda nesta semana, o general Eduardo Pazuello, que esteve por mais tempo no comando do ministério desde que a pandemia começou, e o atual ministro, Marcelo Queiroga, devem prestar esclarecimentos. Todos na condição de testemunhas.

Cronograma:

  • Nesta terça, 4: ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta (10h) e Nelson Teich (14h)
  • Quarta, 5: ex-ministro da Saúde general Eduardo Pazuello
  • Quinta, 6: atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e Antonio Barra Torres, presidente da Anvisa

Foto: Montagem sobre fotos/ divulgação