Os altos índices de contaminação, o aumento na ocupação de leitos de UTI e as novas variantes do novo coronavírus que já se espalham pelo Rio Grande do Sul fez com que a região da Serra Gaúcha fosse da bandeira laranja para a preta no modelo de distanciamento controlado do Governo do Estado. O anúncio foi feito no final da tarde desta sexta-feira, 19, pelo governador Eduardo Leite. A partir de sábado, 20, até o dia 1º de março, atividades em geral estão proibidas em todo o território gaúcho, independente da classificação da bandeira.

Conforme Leite, este é considerado o pior momento da pandemia. No total, são 11 regiões classificadas como altíssimo risco de contágio e 10 na cor vermelha. bandeira preta e as demais 10, em bandeira vermelha. O decreto com as mudanças mais rígidas deverá ser publicado na edição do Diário Oficial de amanhã. Apesar da proibição de atividades, o governador garantiu que não se trata de um toque de recolher.

As regiões em bandeira preta nesta 42ª semana são Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Erechim, Lajeado, Novo Hamburgo, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul e Taquara. As outras 10 regiões foram classificadas em bandeira vermelha, que indica alto risco epidemiológico.

Além das restrições, governo pede suspensão de aulas presenciais

Entre as observações apontadas pelo governador está a suspensão do retorno às aulas a partir de segunda-feira, 22. Em Bento Gonçalves, o prefeito Diogo Siqueira suspendeu o retorno presencial das atividades escolares. “Iremos analisar junto a nossa equipes os regramentos estabelecidos, para posteriormente informar nossas decisões sobre novos protocolos. O momento é de atenção, de cuidado e de intensificar as regras de prevenção. Precisamos da ajuda de todos. O mais importante neste momento é a saúde da nossa população”, escreveu em uma rede social..

Pedidos de reconsideração poderão ser encaminhados até domingo

As regiões que desejarem solicitar avaliação do Comitê Estadual de Crise da Covid-19 poderão encaminhar o pedido em um prazo de 36 horas, ou seja, até domingo, 22. Ainda neste dia, o governo deverá publicar as decisões dos pedidos de reconsideração e, assim, divulgar o mapa definitivo na segunda-feira, 22. A vigência das novas bandeiras será de 23 de fevereiro a 1º de março.

Caso a classificação prévia seja mantida, as regiões em bandeira preta que aderiram ao sistema de cogestão regional podem adotar os protocolos próprios compatíveis até o nível de restrição da bandeira vermelha, desde que tenham previstos nos seus planos. O mesmo vale para as regiões em vermelho em cogestão, que podem adotar até o nível de laranja.