O prefeito Hadair Ferrari e o vice Daniel Pavan fizeram uma avaliação do primeiro ano de governo, em Pinto Bandeira. Eles afirmam que houve economia de custos com redução de salários, mais asfaltamentos e crescimento no número de atendimentos na saúde pública. No entanto, entendem ser necessário que haja mais efetivo policial no município.
Segundo os membros do Executivo, o que tem guiado a administração pública é o corte de custos, para conseguir realizar melhorias no município em longo prazo. Além disso, eles observam que, ao contrário de outras regiões essencialmente agrícolas, os jovens tem permanecido em Pinto Bandeira.
De acordo com Ferrari, qualquer problema de segurança que seja mais grave, o município ainda depende de Bento Gonçalves. “Hoje são dois brigadianos, mas precisamos de, no mínimo, mais dois. Principalmente para fazer o turno da noite, quando acontecem a maioria dos casos”, ressalta.
Ainda na avaliação da Prefeitura, na questão da saúde houve um crescimento estimado de 30% no número de consultas em todas as especialidades. “Hoje nós estamos atendendo consultas e baixa complexidade com tranquilidade”, avalia.
Segundo o prefeito, houve uma diminuição de sete para três pastas, além de ter aplicado cortes nos salários dos demais funcionários do Poder Público. “Não tem mais secretário-adjunto, diretor, etc. Só com isso já reduzimos bastante”, analisa. Além disso, Ferrari coloca que não ocorreu redução no salário dos professores.
Segundo o vice-prefeito, o retorno que a Prefeitura está tendo da população é positivo, uma vez que está conseguindo demonstrar para que é possível fazer mais obras poupando recursos. “Os municípios que poupam e fazem com dinheiro próprio conseguem avançar. Não temos como depender do Governo Federal”, comenta.