Para ajudar a tornar o Natal de crianças carentes mais feliz, você pode dispensar a fantasia de Papai Noel.  A partir de hoje, 23, os Correios passam a distribuir cartinhas com os pedidos natalinos dos pequenos de quatro escolas públicas bento-gonçalvenses, por meio da ação Papai Noel dos Correios. A participação consiste em adotar uma ou mais cartinhas, comprar os presentes e entregá-los para a agência do Centro, que se responsabiliza pelo envio da encomenda.  

Juliana Busetti, de 31 anos, tem o costume de adotar 4 ou 5 pedidos por ano.  Ela conta que a experiência é gratificante. “Busco escolher quem precisa de materiais escolares, quem esteja necessitando de algo”, observa. 

O gerente dos Correios da Capital do Vinho, Lúcio Nogueira, afirma que a ação tem por objetivo resgatar o hábito de escrever cartas, bem como inserir estudantes das primeiras séries no universo das postagens. “Nós fazemos ações que orientam sobre como escrever uma carta, sobre o processo de envio e o caminho que as correspondências percorrem”, explica. 

As escolas para o recolhimento das cartas foram selecionadas a partir de critérios como de vulnerabilidade social. Nogueira explica que o objetivo é atender, sobretudo, crianças carentes. “Vamos tentar fazer um Natal melhor para elas. Esse projeto é muito importante, porque atende crianças de todo o Brasil”, aponta.

Ele explica que  a identidade dos pequenos é preservada, já que não é revelado o endereço e o segundo nome nas cartinhas. “Tudo para manter distanciamento entre apradinhado e padrinho e garantir a segurança”. Por isso, os Correios também não revelam quais escolas participaram do projeto, apenas que duas fazem parte da rede estadual e duas da municipal.  

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, dia 23.