O movimento é parte integrante da vida humana. As crianças desde o seu nascimento movimentam-se e este vai se aprimorando a cada dia por intermédio das experiências como, por exemplo: correr, saltar, manusear, etc. O trabalho com o movimento deve propiciar à criança um desenvolvimento dos aspectos da motricidade e a ampliação da cultura corporal de cada uma.
Crianças de zero a três anos
A prática educativa deve ter a finalidade do desenvolvimento das seguintes capacidades das crianças:
• reconhecimento do próprio corpo;
• exploração das possibilidades de gestos e ritmos corporais;
• segurança e confiança em suas capacidades motoras;
• exploração e utilização dos movimentos de encaixe.
Crianças de quatro a seis anos
• Ampliação das possibilidades de expressão do próprio movimento;
• conhecimento das potencialidades e limites do próprio corpo;
• controlar e aperfeiçoar gradativamente o próprio movimento;
• conhecimento, interesse e cuidado da imagem do seu próprio corpo.
Para não esquecer!
Através das expressões de outras pessoas as crianças imitam e criam suas próprias, ocorrendo com isso possibilidades de aprendizagens constantes. É nesta fase inicial que a criança precisa de liberdade de expressão para adquirir autonomia nos seus movimentos.
Dicas de livros para pais e professores
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