Aconteceu nas dependências do clube Aliança Bento Gonçalves, na noite do dia 7 de maio de 2015, às 20h30min., um concerto comemorativo aos 50 anos, do Coral Bento-gonçalvense, com as participações especiais do coro Municipal de Flores da Cunha e Grupo de flautas do projeto Mais Música- de Caxias do Sul.

O coral Bento-gonçalvense foi fundado em 1º de maio de 1965, pelo professor e músico irmão Pedro Paganin, o coro chamava-se “Coral Polifônico Aparecida” A primeira apresentação aconteceu em 30 de outubro de 1965, por ocasião do Jubileu de Prata do Colégio Marista Aparecida.

O grupo vocal passou a se chamar coral Bento-gonçalvense a partir de janeiro de 1968. Na década de 1970, o coral gravou quatro discos (LPs) com a participação do conjunto Arpége, de Bento Gonçalves- Que levou o nome de Arpége Internacional.

Entre as músicas gravadas, estão os Hinos do Clube Aliança ( fundado em 1906)- e do clube Esportivo (fundado em 1919)- O hino do Município- Capital do Vinho- foi cantado pela primeira vez, durante a realização da 1ª Festa Nacional do Vinho- O Hino foi transformado em símbolo municipal, através da lei nº 1314 de 2 de outubro de 1885- O poema é da Profª Maria Frota e música de Rui Barros.

Em 1980, a regência foi assumida pelo irmão Marista Samuel Pirolli.

O coral Bento-gonçalvense teve ainda como regentes Sandoval Bontzy, Renato Filippini, Ricardo de Souza Melo, Cíntia de Los Santos, Cibele Tedesco, Juliano Volpato. A atual regência está a cargo de Josette Tesser Giovanini.

Durante este período de uma feliz e contagiante existência, o Coral Bento-gonçalvense foi presidido por renomadas pessoas como: Irmão Pedro Paganin, Egídio Furlaneto, Domingos de Paris, Ildo lima, Antônio João de Paris, Ênio de Paris, Nanci Rech da Ré, Ricardo de Souza Melo, Delfina Fillipon, Jaime Tasca, Maria Ines Munari, Rosa Zechin dos Santos e, hoje na presidência a Sra. Lony Suzana Piccinini.

“Conforme a regente, Josette Tesser Giovanini, que participa do grupo a muitos anos, são inúmeras as passagens marcantes, entre festivais e encontros de coros. O concerto da comemoração é, também, para homenagear todos os que se empenharam em apoiar a música e a cultura do nosso Município. Acrescenta, ainda, que a história do coral foi de ricas contribuições. JOSETTE enaltece reconhecimentos e agradece a todos, especialmente aos maestros regentes, aos presidentes, aos ex e atuais coralistas, ao Colégio Aparecida, que mantém o acervo histórico; ao Clube Aliança, à Paróquia Santo Antônio, à Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves; entre outros que sempre foram grandes parceiros.”

A música é um dom que enaltece quem a executa e encanta que a escuta.