Entidades do setor varejista, serviços e comerciários projetam aumento nas efetivações para o final do ano de 2018

O aumento na movimentação do comércio durante as festividades de final de ano deverá impulsionar as contratações de funcionários para auxiliar na demanda e nas vendas. A expectativa de representantes dos setores de varejo, serviços e dos comerciários de Bento Gonçalves é de crescimento nos postos de trabalho, bem como na venda de produtos, devido à melhora no cenário político-econômico do país.

Conforme o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Bento Gonçalves (Sindilojas), Daniel Amadio, pesquisas da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), apontam que o incremento com a mão de obra temporária deva chegar na ordem de pouco mais de 33%. Ainda, segundo ele, mesmo que metade das empresas ainda não tenham iniciado o processo de seleção, a expectativa é de que a quantidade de contratos temporários seja semelhante ao do ano passado. Amadio aponta ainda que as formas de contratação serão variadas, com enfoque maior na que ocorre diretamente no estabelecimento comercial. “Alguns contratos intermitentes na ordem de 4%, aproveitando a possibilidade pela reforma trabalhista. Em torno de 1% pretende terceirizar. Poucos deverão utilizar a agência para a contratação, pois 79% farão no próprio estabelecimento”. A experiência, segundo Amadio, será o principal item analisado antes de efetivar a contratação, seguidos do grau de instrução, disponibilidade de horário e qualidades pessoais.

Indagado sobre a divisão de funções, oriundas das contratações temporárias, Amadio aponta que a maioria das vagas está voltada à área de vendas. “Cerca de 71% dos postos e 20% para caixa e crediário”. Ele acredita que cerca de 29% dos contratos podem ser efetivados ao final do período e que haverá melhora nos números econômicos. “Esperamos crescimento nas vendas, mas nada muito expressivo, como foram todas as datas de 2018”, observa.

Para a presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Bento Gonçalves (SEC-BG), Orildes Maria Lottici, a expectativa é positiva quanto ao número de contratações para o final do ano. Segundo ela, o cenário é favorável para que as vagas temporárias se tornem efetivas. “A procura pela mão de obra com prazo de execução aumenta nessa época, mas também estamos vendo que o comércio local está abrindo inúmeros postos de trabalho fixo. Quem sabe, ao final do período, essas vagas sejam preenchidas com esses trabalhadores temporários”, pontua.

Para o comércio em geral, o Natal é a principal data, seguida do Dia das Mães e Páscoa. Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BG), Marcos Carbone, as previsões da entidade apontam em um aumento nas vendas entre 5% e 10% superiores ao ano passado. “Há um clima otimista com a retomada acelerada de nossa economia para 2019, devolvendo a segurança para investimentos da iniciativa privada, e isso também pode potencializar as vendas, podendo até nos surpreender nos últimos dias”, afirma.

Com histórico de desemprego, estagnação da economia e baixo poder de consumo, Carbone acredita que após a passagem do período eleitoral e com o país ainda tentando se desvencilhar da recessão econômica, a qualificação do comércio será capaz de atender com eficácia a demanda nesta época do ano. “Ainda estamos investindo em capacitações para nossos lojistas terem melhores resultados. Mais uma vez a campanha Bento Natal Premiado, com sorteio de vários prêmios, entre eles um carro 0 km, vai estimular nosso cliente a comprar aqui, gerando mais receita para a cidade investir em melhorias”, acredita.