Sem previsão de melhoria nos reservatórios de água, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a criação de uma nova bandeira tarifária, elevando ainda mais o valor da taxa extra cobrada para cada 100 kilowatt-hora consumidos. Chamada de bandeira de escassez hídrica e com valor de R$ 14,20, o novo aumento representa cerca 50% a mais do que já vinha sendo cobrado até o mês de agosto. A medida passa a vigorar nesta quarta-feira, 1º de setembro.

Conforme a agência, a decisão foi tomada após o agravamento da crise hidrológica que afeta os reservatórios das usinas hidrelétricas, principal fonte geradora de energia no Brasil. Com as hidrelétricas operando no limite, é preciso aumentar a geração de energia elétrica por meio de usinas termoelétricas, que têm custo mais alto.

Em pronunciamento, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, garantiu que as novas medidas devem ser suficientes para manter a situação em controle. No entanto, pediu que a população faça a sua parte reduzindo os gastos com energia elétrica, uma vez que ainda não há previsão de melhora nos níveis dos reservatórios. Segundo o governo, essa é a pior crise hídrica dos últimos 91 anos. “Nós trabalhamos para ter a oferta suficiente para a demanda de todas as unidades consumidoras no país. Estamos presenciando a maior seca que o país, o Brasil, já passou. E isso com reflexos na capacidade dos nossos reservatórios das usinas hidrelétricas”, afirmou o ministro.