A sugestão dos técnicos da Faufrgs de liberar a área nas proximidades da Bacia do Barracão para a instalação de indústrias deve fomentar uma nova discussão em Bento Gonçalves. De um lado os ambientalistas, que entendem ser necessária a preservação do local, evitando assim a poluição dos mananciais. Do outro, estão os idealizadores do novo Plano Diretor que acreditam ser necessária esta liberação, a fim de garantir que toda a área receba infraestrutura adequada para que os arroios sejam preservados.

A discussão é delicada e ainda não está definido o que vai ser feito. O certo é que os questionamentos em torno do novo Plano Diretor são muito acentuados. O destino da área junto à Bacia do Barracão é só mais um deles. Fica evidente, a cada audiência pública realizada, que existe uma pressa demasiada em aprovar o novo projeto que irá definir as diretrizes no município.

É preciso que o Plano Diretor seja discutido e esmiuçado a exaustão de forma setorizada, a fim que todos entendam o que está sendo proposto, de forma clara e objetiva. Afinal, é o futuro de Bento Gonçalves e, por conseguinte, de sua comunidade, que está sendo definido neste planejamento.