Em um evento em dois atos, o Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consepro) realizou nesta quarta-feira, 6 de dezembro, a entrega da sala do Centro Integrado de Operações (CIOp) para a Brigada Militar (BM). A primeira parte ocorreu na sede do 3º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPAT) e a solenidade de entrega oficial foi na sede do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Bento Gonçalves. Estiveram presentes diversas autoridades da área da segurança pública e da política municipal.

O CIOp contará com um dos sistemas de câmeras mais modernos do Estado. As câmeras, instaladas em diversos pontos da Capital do Vinho, serão capazes de diversas ações para contribuir com a segurança pública. Entre as principais utilizações, estão a localização de foragidos, congelamento de áreas onde ocorreram crimes, a identificação por um sistema de placas de veículos furtados ou roubados, entre outros.

A viabilização da verba para a criação da sala foi possível graças a recursos capitaneados por entidades da sociedade de Bento. Além do Consepro e do CIC, participaram a Movergs e o Sindmóveis.

As câmeras estarão interligadas ao projeto de cercamento eletrônico, cuja atividade ocorreu após a entrega de 42 câmeras que fazem parte do cercamento eletrônico da região para os 14 prefeitos que compõem o CISGA, ocorrido ainda na manhã de quarta, 6.

O secretário de segurança pública do município, José Paulo Marinho, destacou a implementação da sala. “É um sistema que certamente auxiliará a segurança pública do nosso município e da região”, comentou.

Já o comandante do 3º BPAT, Glauco Alexandre Braga, destacou as utilidades e ferramentas possíveis graças à implementação da tecnologia. “Trata-se do sistema de monitoramento mais moderno do Estado”, comentou.

No total, o investimento para viabilizar a criação do CIOp foi de 218 mil reais. O presidente do Consepro, Elton Gialdi, agradeceu os esforços e investimentos para viabilizar o Centro. “Apesar do momento difícil que estamos vivendo, a sociedade e as forças políticas não estão medindo esforços na área da segurança pública”, destaca.