Encontro Nacional de Lideranças em Brasília deu início ao processo de engajamento dos profissionais em todo o Brasil

Representantes de associações e sindicatos de 20 estados e do Distrito Federal estiveram em Brasília para participar do Encontro Nacional de Lideranças dos Técnicos Agrícolas. O evento, organizado pela categoria ocorreu entre os dias 23 a 25 de abril na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil. Mais de 70 lideranças da categoria discutiram durante o encontro alternativas e pontos para implementação do Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas. O debate foi aprofundado com base na lei que criou o órgão representante dos técnicos, que foi sancionado pelo presidente Michel Temer. Representante da Casa Valduga de Bento Gonçalves esteve presente no encontro e entregou ao presidente uma peça exclusiva, em agradecimento a sanção da nova legislação.

Conforme o enólogo e técnico agrícola, João Valduga, o encontro foi importante no sentido de reconstituir a história da criação do conselho, estabelecer estratégias para as próximas etapas até a estruturação da autarquia criada pela Lei nº 13.639, de 26 de março deste ano. Segundo Valduga, foram quase 30 anos de luta junto aos órgãos competentes para conseguir a criação do Conselho. “Foi um trabalho árduo, liderado por Mário Limberger, haja visto que nos últimos cinco meses sua equipe trabalhou incansavelmente em Brasília para conseguir passar em todos os processos legais da Câmara e do Senado, para criarmos o conselho dos técnicos agrícolas”, afirma.

Ainda, segundo o enólogo, parte dos obstáculos surgidos para estruturação da entidade foi criada pelo Sistema Confea/Creas (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia/Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia), contrário a desvinculação dos arquitetos e urbanistas dessas entidades. Para Valduga, a conquista da legislação deve ser comemorada. “Esse é um dos maiores legados que o técnico agrícola recebeu até hoje. O maior prêmio, uma conquista. São momentos raros e prestigiosos para dar continuidade ao trabalho que já vem sendo realizado na área”, ressalta.

Na ocasião, em forma de agradecimento, Valduga entregou, em nome de todos os técnicos agrícolas, uma garrafa do vinho ícone “Luiz Valduga”, onde, segundo o diretor, há um significado em cada parte do produto. “No rótulo está a pedra, que representa a família de todos os envolvidos, o aço, que simboliza a coragem e determinação dos técnicos agrícolas e a madeira, que denota o lado espiritual aliado ao conhecimento. É um rótulo fantástico da família Valduga que foi compartilhado com todos”, explica.

Formalização da diretoria

Com a legislação sancionada em março deste ano, a equipe responsável em tomar a frente do grupo precisará de uma intensa mobilização para implementar o Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas. “A partir de agora vai ser necessário criar em todo o Brasil os conselhos estaduais e, posteriormente, formalizar toda a diretoria. Tenho certeza que até os próximos meses teremos a nossa entidade oficialmente formalizada”, acredita Valduga.

Questionado sobre possíveis integrantes que possam compor a diretoria nacional do Conselho, Valduga informa que há alguns apontados, mas tudo irá ser definido após as reuniões estaduais que deverão indicar e formalizar os convites aos profissionais para integrarem a diretoria. “Será uma direção igual as demais entidades”, observa.