Terapia Ocupacional se fundamenta no estudo e uso das ocupações humanas para promover a autonomia das pessoas em suas diversas fases da vida e em diferentes condições físicas, sensoriais, intelectuais, emocionais e sociais. Esse campo de conhecimento tem intervenção nas áreas da saúde, educação e esfera social.

O terapeuta, por sua vez, funciona como uma espécie de guia, mediando o processo e descobrindo junto ao paciente, formas de viver com bem estar.

Quem precisa de Terapia Ocupacional?

Qualquer pessoa que queira ou necessite organizar seu cotidiano a partir de um estudo e aplicação das atividades necessárias ao contexto de sua vida. Em algumas situações a Terapia Ocupacional é indicada para:
• bebês e crianças que não brincam, que apresentam atraso no desenvolvimento ou nas atividades escolares;
• famílias que precisam de ajuda para compreender e lidar com a pessoa que apresenta alguma disfunção;
• pessoas que sofreram danos no cérebro ou em outra parte do corpo que precisam aprender ou reaprender a realizar as atividades cotidianas,
• idosos que necessitam de atividades para uma melhor continuidade e qualidade de vida, tanto do ponto de vista ambiental como físico e cognitivo.
Os ganhos da terapia ocupacional vão além da pessoa que está no centro do processo. A família, o cuidador, o professor e as pessoas no contexto ambiental passam a fazer parte da reorganização da vida, aprendendo junto.