Cidade possuiu quatro delegacias responsáveis por diferentes índices criminais

Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA)

Localização – Rua 13 de Maio, 222, Centro.
Delegado Fernando Cruz Alexandre.

A Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, também conhecida por DPPA, funciona como a porta de entrada das ocorrências que são registradas em Bento Gonçalves. A estrutura do local é concebida para aceitar a chegada de pessoas que queiram registrar suas situações, 24 horas por dia, a semana toda. Dessa forma, os registros de incidentes podem ser feitos a qualquer momento.

Mesmo se a porta do local estiver fechada, provavelmente é por motivos de receptação de um preso, ou algo que possa representar um perigo para aqueles que chegam na delegacia. Caso não seja atendido ao tentar entrar, provavelmente o agente de plantão pode ter saído por um breve momento, deixando na porta um aviso com seu contato, para que pessoas possam ligar.

De qualquer forma, muitos registros podem ser feitos pelo site da Polícia Civil do estado do Rio Grande do Sul, através da Delegacia Online. Independente de onde for feita a ocorrência, ela terá o mesmo nível de prioridade na hora de ser analisada.

Na DPPA são trabalhados os crimes de menor potencial ofensivo, aqueles que tem pena máxima de dois anos. Por exemplo: crimes de trânsito que não envolvam mortes, lesão corporal culposa em veículo, dirigir sem habilitação, fuga do local de acidente entre veículos, entre outros.

Os autos de prisão em flagrante feitos pela Polícia Civil e pela Brigada Militar, também são lavrados, ou seja, decretados por escrito nesta delegacia. Neste lugar, há o Cartório de Trânsito e a Central de TC, responsável por crimes de injúria e ameaças.

O delegado daqui tem por função acompanhar as ações realizadas nas ocorrências e prisões em flagrantes. Ele irá definir se um ato é só uma ação simples ou se outro elemento deve ser averiguado com mais cautela. Atende a população e responde a outros órgãos da polícia. Um leque bastante variado de atividades.

Delegado Fernando da DPPA. Foto: Márcio Schinoff

1ª Delegacia da Polícia Civil

Localização – Rua Assis Brasil, 428, Centro
Delegada Maria Isabel Zerman Machado

Na 1ª Delegacia de Polícia (DP), é feito o recebimento das ocorrências que chegam ao plantão da DPPA. No caso, recebe todas que não sejam de menor potencial ofensivo, ou seja, casos de homicídio, furto, estelionato, roubo, latrocínio, entre outros, são direcionados para cá.

Após a chegada dessas ocorrências, a delegada responsável fica encarregada de analisar todos os casos, quem cometeu os crimes e instaura inquérito policial. Caso não saiba quem praticou o delito, é realizada uma investigação policial para esclarecer a situação.

Alguns bairros que atua: São Roque, Progresso, Humaitá, parte do Centro, entre outros.

Delegada Maria Isabel da 1ª DP. Foto: Márcio Schinoff

2ª Delegacia da Polícia Civil

Localização – Rua 13 de maio, 222, Centro
Delegado Rodrigo Veiga Morale

Nesta 2ª DP, as obrigações são as mesmas que a primeira, as ocorrências chegam da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento e são analisadas para que possam seguir o processo legal. Isso fica a cargo do delegado e sua equipe, que irão investigar as situações que precisam ser elucidadas.

A principal diferença entre as duas delegacias da Polícia Civil, está nos locais onde atuam. Foi realizada uma divisão imaginária entre bairros e ruas de Bento, para que a atuação da polícia seja mais efetiva na cidade.

Durante uma investigação policial, que é feita pelas duas DP, a parte técnica e de informações fica sigilosa para aquela que está investigando, mas na hora de executar a ação de apreender drogas, armamento ilegal e criminosos, ambas entram com efetivo para ajudar.

Alguns bairros que atua: Botafogo, Imigrante, Fenavinho, Pomarosa, entre outros.

Delegado Morale da 2ª DP. Foto: Cristiano Lemos

Delegacia da Mulher (DEAM)

Localização – Rua Marechal Floriano, 142, Centro.
Delegada Deise Salton Brancher

A Delegacia da Mulher, ou DEAM, ao contrário da 1ª e 2ª DP, também realiza ocorrências, mas somente aquelas referentes a violências domésticas. Ela fica mais afastada das demais delegacias porque foi inaugurada em 2012, após a polícia perceber a necessidade de ter um serviço próprio para atender as vítimas do sexo feminino.

Não possui plantão, portanto, o que for registrado fora do horário regular terá que ser na DPPA e depois, se enquadrando nas características criminais, vai para a DEAM. Muitos dos casos que param aqui são relacionados a brigas de familiares, questões de abuso emocional e físico, crimes contra mulher, crianças e adolescentes.

Por conta desses delitos mais específicos, há uma estrutura para um atendimento voltado para o lado social. Uma abordagem mais próxima é realizada com as vítimas, proporcionando um direcionamento além do judicial.

Delegada Deise da DEAM. Foto: Arquivo