De origem italiana, a ricota é um queijo fresco e com baixo teor de gordura bastante produzido no Brasil. Devido ao seu baixo valor calórico e alto valor proteico, esse produto é considerado um alimento leve, muito procurado por pessoas que praticam atividades físicas ou que estão em dieta.

Neste artigo, vamos apresentar as principais características da ricota e os seus benefícios para a nossa saúde.

Saiba como é feita a ricota 

Apesar da semelhança, a ricota fresca não é propriamente um queijo – na verdade, ela é um derivado, feito a partir do soro extraído dos queijos. Ela é obtida da albumina do soro, a partir da coagulação ácida das proteínas, com adição de leite até 20% do seu volume. Essas proteínas (alfa-lactoalbumina e beta-lactoglobulina) são muito eficazes para o sistema imunológico dos seres humanos.

Entre as suas características básicas, a ricota deve apresentar consistência mole, não pastosa, crosta rugosa, de textura fechada, cor branca e sabor suave, levemente ácido e adocicado.  Bastante versátil, ela também pode ser usada em pratos doces ou salgados, combinando bem com os mais diversos ingredientes.

Conheça os benefícios da ricota para a saúde 

Com 70% menos gorduras que os outros queijos, a ricota é ideal para quem quer perder peso e melhorar a saúde cardiovascular e a performance física. Isso porque ela é produzida a partir do soro do leite, que contém fatores tróficos não essenciais, que promovem melhorias na saúde e aumento de energia durante a realização de exercícios físicos.

A ricota apresenta alto valor proteico (caseína), que auxilia na reparação tecidual do músculo esquelético, melhorando a performance física. Por isso, ela é muito procurada por atletas que buscam aumentar a performance e a reposição de macro e micronutrientes não consumidos durante a alimentação diária.

Esse alimento também é fonte de vitaminas A, B, D, E e minerais (zinco, iodo, selênio, potássio e fósforo), nutrientes essenciais para que o corpo execute as suas funções de modo eficiente.

A ricota também apresenta baixa quantidade de sódio e abundância em cálcio, que auxilia no fortalecimento dos dentes e dos ossos e previne a osteoporose. Além disso, as suas proteínas apresentam bioatividades antimicrobiana e antiviral benéficas para o nosso sistema imunológico.

Com 70% menos gorduras que os outros queijos, a Ricota Fresca Holandês é um produto ideal para quem quer perder peso e manter a saúde. Além do baixo teor calórico, esse alimento não contém sal, corantes, aromatizantes ou conservantes.

Receita 

Sanduiche de ricota 

Rendimento: 2 porções

Ingredientes 

* 4 fatias de pão integral light

* 1 xícara de chá de ricota Holandês amassada

*1 cenoura pequena ralada

* tomates-cereja

* folhas de rúcula

* 2 colheres de sopa de maionese light.

Preparo 

Em uma frigideira antiaderente, doure as fatias de pão e reserve. Misture a ricota à maionese até obter uma pasta homogênea. Em seguida, parta os tomates-cereja ao meio e rasgue as folhas de rúcula com as mãos.

Espalhe metade da mistura de ricota em uma fatia de pão e monte as folhas de rúcula, a cenoura ralada e os tomates-cereja fatiados. Cubra com a outra fatia de pão.

Fonte: laticiniosholandes.com.br

Foto: Reprodução