Evento contou com quatro palestras para o corpo docente e equipes diretivas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio

A Secretaria Municipal de Educação promoveu nesta segunda-feira, 30, o Congresso Municipal de Educação. O evento marcou o retorno do corpo docente ao segundo semestre de 2018. Na ocasião, os profissionais da Educação Infantil e Fundamental tiveram a oportunidade de participar de quatro palestras que tiveram como tema central a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Em “A BNCC e a infância”, da professora Patrícia Giuriatti, foi destacado que o professor precisa ter como uma das suas metas, preservar a infância, respeitar a idade cronológica da aprendizagem aluno. Patrícia ressalta que “buscamos compreender os elementos que podem nos auxiliar na implantação de um arranjo curricular que respeite e proteja o direito da criança de ter infância. Portanto, revela uma imagem de criança que se entrelaça com a concepção de infância e de experiência, articulando-as na definição de uma escola e de currículo para a infância”.

Já a palestra, “A Implementação da BNCC: desafios e possibilidades”, a professora Fabiane Bitello Pedro explanou o documento não é currículo, porém faz parte dele. Assim, a Base Nacional Comum Curricular seria o ponto de partida da vida estudantil do aluno, onde registra a evolução das aprendizagens essenciais que irão refletir nas competências e habilidades específicas de cada área e seus respectivos componentes curriculares que o aluno irá desenvolver até o término do Ensino Médio.

Segundo Fabiane, “a BNCC tem o propósito de contribuir para a construção de uma sociedade mais ética, democrática, inclusiva, responsável, sustentável e solidária, que respeite e promova a diversidade e os direitos humanos, sem preconceitos de qualquer natureza”.

E o evento finalizou com a palestra do professor Carlos Eduardo Braga, “Desenvolvimento do Plano Estratégico: o currículo e as 10 competências gerais da BNCC”. Enfatizando uma linha multifacetada da BNCC, Braga explanou da importância da coletividade na construção do currículo. Dessa forma, citou e explicou as 10 competências gerais que são: Conhecimento; pensamento científico, crítico e criativo; Repertório cultural; Comunicação; Cultura Digital; trabalho e projeto de vida; Argumentação; Autoconhecimento e autocuidado; Empatia e cooperação; e Responsabilidade e cidadania.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Jose Martim Estefanon