O vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), desembargador Francisco Rossal de Araújo, esteve em Bento Gonçalves na manhã desta quarta-feira, 5 de fevereiro, onde, em coletiva de imprensa, falou sobre a atuação da Justiça do Trabalho, principalmente no município. Um dos assuntos enfatizados por Araújo foram os novos projetos na área da conciliação trabalhista, que muito tem ajudado na resolução de causas.

Segundo dados, Bento Gonçalves tem 3.873 processos trabalhistas tramitando em primeiro grau, 525 no segundo grau (recursos ordinários) e 609 com recurso de revista interposto para o Tribunal Superior do Trabalho (instância extraordinária). De acordo com Araújo, esse universo é alvo de audiências de conciliação, que visam solucionar o litígio por meio de acordo entre as partes, resolvendo o processo na hora e evitando que a ação se prolongue. “Nós temos a compreensão de que há todo um espaço antes do conflito. O entendimento de uma solução negociada entre as pessoas envolvidas”, avalia.

O desembargador salienta que as ações serão intensificadas nesse ano para melhorar ainda mais o índice de casos solucionados via conciliação. “Teremos duas semanas específicas para esta questão, tanto aqui em Bento quanto no Rio Grande do Sul, com dois focos diferentes. A primeira delas, em maio, serão os casos iniciais e a segunda, em setembro, os em fase final”, indica. Araújo destaca que estes dois períodos são de extrema importância. “Elas canalizam todos os processos e, quando se concilia, tudo se resolve de forma mais rápida”, esclarece.