Apenas 3,3% dos cursos de universidades privadas do país conseguiram atingir o conceito máximo, nota 5, na edição de 2018 do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Entre as instituições públicas, essa taxa sobe para 20,3%. Na outra ponta, 29% dos cursos obtiveram “desempenhos abaixo da média”, com conceitos 1 e 2.

Na Capital do Vinho, de modo geral, o desempenho esteve acima do apresentado no Brasil, como mostram os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ao todo, foram avaliados 27 cursos na cidade, sendo 26 em universidades privadas. Único curso avaliado no Instituto Federal de Bento Gonçalves, Tecnologia em Logística obteve conceito 4.

Entre os cursos avaliados nas universidades privadas, dois alcançaram o conceito 5 , ou seja, 7,6% do total. Foram eles Tecnologia em Gestão Financeira, na FSG, e Tecnologia em Design Gráfico, na Ftec.
O conceito 3 que reúne a maior parte dos cursos no Brasil também teve a maior taxa entre os avaliados aqui. Aqueles que tiveram um desempenho menor que a maioria recebem conceitos 1 ou 2. Já os que obtiveram desempenho superior à maioria recebem 4 ou 5. Em Bento, 5 cursos, ou seja 19,3%, alcançaram 4 (no país foram 19,8%), enquanto 10 cursos, ou seja 38%, tiveram nota 3 (no país foram 44%).

No outro lado da balança, enquanto mais de um quarto dos cursos no Brasil apresentou desempenho 1 e 2, aqui a taxa foi de 15,3%. Cinco cursos não receberam conceito devido a falta de alunos suficientes para que a avaliação fosse validada.

A avaliação das instituições

Para o diretor-geral da Faculdade Cenecista, Fernando Malheiros, as notas do Enade são um parâmetro importante para direcionar empenhos e ofertar cursos, cada vez, mais qualificados. “Nosso curso de Gastronomia foi o terceiro melhor avaliado do Estado. Isso reflete o sucesso de uma ação que se iniciou há dois anos, quando começamos a focar bastante na parte prática da profissão”, destaca. Aponta, ainda, que o curso de Turismo, que obteve 2, também passará por reformulação semelhante. “Em 2020 vamos remodelar a oferta da formação superior em turismo, de bacharelado que foi o avaliado, para um curso de graduação superior de curta duração voltado para o desenvolvimento de novas matrizes turísticas, como empreendedorismo, gastronomia e entretenimento”, adianta.

Da mesma forma, o reitor da FSG, Denis Chidem, destaca a evolução da universidade e a importância de indicadores de educação como o Enade. “É algo que nos ajuda a avaliar os conhecimentos adquiridos pelos alunos em assuntos específicos e gerais de sua formação. Evoluímos muito desde o último ciclo e isto motiva a equipe. O conceito 5 em Gestão Financeira é um resultado incrível”, exclama. Sobre a nota 2, no curso de Design de Interiores, comenta ser “uma oportunidade de melhoria no curso”, destacando, ainda, que “acredita muito no trabalho realizado e que continua sempre em busca de resultados de excelência”.

Com três conceitos 4 e um 5 em Design Gráfico, o mais bem avaliado de todo o Brasil , as notas da FTEC são comemoradas pela pró-reitora acadêmica, Débora Frizzo. “São notas excelentes. É um resultado de um longo trabalho de uma equipe motivada de professores e funcionários e do aprendizado dos nossos alunos. Somos muito gratos a todos eles que fizeram a prova Enade com compromisso e seriedade”, exclama.

Entenda o Enade

  • Desde 2004, o Enade avalia o conhecimento de alunos que estão concluindo um curso superior. Na edição de 2018, mais de 460 mil estudantes de todos os estados foram testados;
  • Todo ano são avaliados cursos diferentes e cada um deles volta a ser avaliado a cada três anos. Na última edição, foram 8.821 cursos de 1.791 instituições;
  • A prova é composta por 40 questões, sendo 10 de formação geral e 30 específicas.

Notas dos cursos das universidades de Bento Gonçalves

  • Nos cursos em que não houve alunos suficientes para avaliação, está escrita a sigla “SC”, de Sem Conceito.