Uma das mais importantes etapas para a revisão do Plano Diretor de Bento Gonçalves está iniciando. A revisão do principal instrumento da política de desenvolvimento e expansão urbana do município passa a contar com um canal de comunicação online disponível para qualquer cidadão opinar e sugerir modificações. O Instituto de Planejamento Urbano (Ipurb), junto ao Departamento de Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desenvolveram um blog exclusivo para a população. Para opinar, basta acessar o endereço http://planodiretorbentogoncalves.wordpress.com/.

Após preenchimento de dados de identificação, o participante poderá responder questões que envolvem o terreno onde vivem, condições econômicas e estruturais do bairro e apontar os principais problemas do município no que se refere a transporte, infraestrutura, entre outros aspectos urbanos. É possível, ainda, que os usuários tenham acesso a um mapa indicando os locais de origem dos demais participantes. Os resultados dos apontamentos estarão disponíveis na aba “Estatísticas”, que apresenta gráficos comparativos entre as respostas dos usuários.
Conforme o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, esta etapa é de extrema relevância para o Plano Diretor Municipal, que se encontra em fase de sensibilização e consolidação de dados. “Contamos com a indiscutível qualidade dos serviços prestados pela equipe da UFRGS junto ao Ipurb, mas isso não anula a opinião do povo, que é quem, diariamente, enfrenta os problemas do município”, afirma. O diretor do Ipurb, Luciano Cavallet, destaca que “cada apontamento feito pela comunidade será avaliado pela equipe de trabalho.” Mas não será só isso. Entre as etapas também estão contempladas as audiências públicas que serão realizadas em vários locais da cidade.

Com investimento municipal de R$ 287 mil, o novo Plano deve estar estruturado até o final de 2015. O cronograma com as ações necessárias para reavaliação de todas as diretrizes que integram o Plano são: sensibilização, consolidação de dados, análises, diagnóstico, compatibilização, prognóstico e diretrizes, audiência pública, instrumentos, audiência pública, possíveis ajustes na lei do Plano Diretor, sistema de planejamento e elaboração do Projeto de Lei Complementar, a ser apreciado pela Câmara de Vereadores.

Plano Diretor Municipal

Foi constituído em 26 de outubro de 2006 pela Lei Complementar nº103. É um instrumento de planejamento urbanístico, que tem por função sistematizar o desenvolvimento físico, econômico e social do território municipal, visando o bem estar da comunidade. Conforme o Estatuto das Cidades, deve ser reavaliado a cada dez anos.