A prática de hábitos saudáveis reflete no presente e futuro, mesmo sem percebermos. Uma atividade física, por exemplo, ajuda a acalmar a mente ao mesmo tempo que favorece a saúde do coração. Já o consumo de alimentos ricos em fibras pode auxiliar no funcionamento do intestino ao mesmo tempo que pode reduzir o colesterol sanguíneo.

Quem deseja chegar na terceira idade com a saúde em dia e com disposição deve cultivar bons hábitos desde cedo. Ter uma vida saudável é o primeiro passo, seguido de outros cuidados com o corpo e a mente.

Por isso, o ideal é sempre se manter em constante movimento, não cometer excessos e estar de bem com a vida. Além disso, por mais que você esteja se sentindo muito bem com relação à sua saúde, não deixe de realizar seu check-up. A consulta periódica com o médico é importante como forma de acompanhamento, para rastrear doenças precocemente e controlar eventuais doenças crônicas.

Com os cuidados necessários, e uma rotina regrada, pode-se chegar à terceira idade da melhor forma possível e, com estes requisitos em dia, a vitalidade e a qualidade de vida também podem ser mantidas nesta faixa etária.

Por isso, o Semanário encontrou algumas mulheres que são inspiração para os demais. Mulheres fortes, ativas e que fazem, realmente, a melhor idade ser a melhor idade.

Depoimentos de quem vive bem a melhor idade

Maria Tereza Valduga Bianchini

Maria Tereza Valduga Bianchini

Sorridente, de bem com a vida, muito determinada, apaixonada pelas sua família e amizades e pelos animais. Assim é Maria Tereza Valduga Bianchini, de 68 anos. Ela fala sobre as atividades que realiza para se manter ativa e feliz. “Sempre falo que na terça-feira é o meu dia feliz, pois vou no Supera. Lá, não é somente a atividade que a gente faz, mas as amizades que a gente conquista. As pessoas e animais são as minhas paixões. Além disso, cuido da minha casa, faço os afazeres domésticos, e uma vez por semana vou ao Pilates”, avalia.
Com o método Supera, Maria Tereza diz que alguns aspectos mudaram em sua vida, principalmente quando se fala da mente. “Quando fui lá pela primeira vez, e comecei a ver as atividades, me apaixonei! Naquele dia me matriculei e comecei a prática. Aprendi, utilizando o método, a ser menos ansiosa, a curtir mais a vida, assim, melhorando vários outros aspectos no corpo e na mente. Além disso, gosto de ler diferentes obras. Com estas duas práticas, mantenho a mente ativa”, ressalta.
Na alimentação, também há um cuidado, mas nada muito regrado. “Costumo comer muitas frutas, não pela necessidade, mas porque adoro! Como várias vezes ao dia, mas em pequenas e moderadas quantidades. Não me restrinjo, mas também não cometo excessos”, pontua. E ela deixa um recado especial a todos. “Acredito que, em primeiro lugar, a gente tem que ser feliz e buscar coisas que nos realizam, que fazem bem para a gente. Este é o ponto principal para uma vida melhor”, esclarece.

Marice Franck

Marice Franck

Dona de um sorriso encantador e de uma energia contagiante. Assim é Marice Franck. Aos 82 anos, esbanja vitalidade e alegria e conta como é a sua rotina e os cuidados diários com a sua saúde desde criança. “Desde garota, sempre gostei de exercícios, como a caminhada. Pratiquei ballet, fiz jazz e me mantive sempre em constante movimento. Atualmente, continuo fazendo minhas caminhadas diárias, pratico pilates e realizo os afazeres domésticos”, pontua.
Além de sua rotina com exercícios para manter o corpo, ela também prioriza o cuidado com a mente. “Leio todos os dias, minha escolha é pela leitura espiritual. Além disso, tenho muita fé e faço minha oração. Tudo isso ajuda a manter a mente sempre saudável”, esclarece. “Vivo o dia a dia com muita determinação, não cometo excessos. Gosto de me cuidar e estar sempre alinhada. Faço check-up anualmente para verificar como está minha saúde. Tudo isso contribui para uma boa qualidade de vida. Claro, existem algumas situações que nos abatem, passamos por algumas dificuldades, mas não podemos nos deixar abater, continuar com o pensamento positivo”, explica.
Ela deixa um recado especial para todos, não somente àqueles que estão na melhor idade. “A pessoa tem que procurar viver de acordo com as suas condições. Fazer o bem, não manter pensamentos de ódio, revolta, pois tudo isso deixa a pessoa abatida. Deus nos dá a vida e as oportunidades, devemos aproveitar isso da melhor forma possível”, finaliza.