Ondas de calor, falta de libido, dificuldade para dormir… Nem sempre constam nessa lista mudanças mais profundas ocorrendo nos organismo devido à queda do estrogrênio – mudanças que podem ameaçar a saúde. Se comparar mulheres da mesma idade, aquelas que estão na menopausa enfrentam maior risco de osteoporose, diabete e doenças cardiovasculares.

Por isso a alimentação equilibrada, recomendada em todas as etapas da vida, ganha um papel ainda mais crucial quando a fase reprodutiva chega ao fim. Alguns nutrientes e grupos alimentares são especialmente bem-vindos na menopausa.

Frutas e cereais

São cheios de fibras, substâncias que favorecem o controle do colesterol e do açúcar no sangue. De quebra, fazem o intestino pegar no tranco.

Lácteos

Um adulto deve consumir 1 000 miligramas de cálcio por dia. Na menopausa, porém, o valor salta para 1 200 miligramas, pelo menos. Tudo para blindar os ossos. Aposte em queijo, iogurte e leite, mas fique com as versões magras.

Gorduras boas

Elas estão no azeite de oliva e em peixes – atum e sardinha são exemplos. No lanche, vá de oleaginosas, como amêndoas e castanhas, que também têm gorduras positivas. O trunfo delas é que ajudam a resguardar os vasos.

Leguminosas

O grupo de feijão, grão-de-bico e ervilha, cheio de fibras, também ajuda a domar o colesterol e a glicose.