Com temperaturas próximas aos 40ºC no Rio Grande do Sul, a atenção aos pequenos detalhes pode fazer a diferença

Nos últimos dias o calor têm sido intenso em todo o Rio Grande do Sul, e alguns cuidados essenciais podem ajudar a evitar danos à saúde. Nos dias quentes, o corpo precisa liberar calor por meio do suor para manter a temperatura corporal ideal e com isso, ele elimina água e sais minerais. É recomendado beber água aos poucos, durante todo o dia e antes que a sede apareça.
A atenção com idosos e crianças deve ser redobrada, pois são mais vulneráveis às altas temperaturas do verão, sendo vítimas mais fáceis de problemas como desidratação e indisposições alimentares. Não espere a criança e o idoso pedir líquidos. Ofereça regularmente sucos, chás, água e água de coco.

Os sinais clássicos de desidratação são lábios e língua secos, falta de elasticidade da pele e diminuição da urina. Se apresentar esses sintomas, já comece a hidratação em casa antes mesmo de procurar atendimento médico. E por fim, pode aparecer sintomas de desorientação, ou seja, confusão mental, quando a pessoa fica sem vontade de fazer o que precisa, podendo inclusive surgir cálculos renais, pois a urina fica mais concentrada.

O ideal é consumir, no mínimo, dois litros de líquidos por dia, podendo variar dependendo do organismo de cada pessoa. Grávidas e mulheres que estão amamentando, por exemplo, precisam aumentar a ingestão. Sucos, chás e frutas naturais também podem entrar na contagem, mas dê preferência à água pura.

O excesso de sol e calor é suficiente para acabar com o bem-estar. Quando o corpo chega a uma temperatura muito elevada, o mecanismo de transpiração falha e o corpo fica incapacitado de se resfriar. O resultado dessa reação é a insolação, que pode ir desde uma vermelhidão seguida de dor de cabeça até uma internação hospitalar.
A exposição direta e prolongada ao sol é o principal fator desencadeante da insolação, mas quem passa muito tempo exposto ao sol na cidade também corre o mesmo risco, devido ao calor intenso.

Durante o verão, alguns alimentos devem ser privilegiados como as frutas, verduras e legumes, pois são ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras, além de serem alimentos refrescantes que combinam com a alta temperatura. É preciso ter cuidado com o tempero das saladas nos dias mais quentes, evitando maionese e os molhos prontos preferindo temperos naturais, como azeite, limão, orégano, cebola, alho, entre outros.

Para evitar riscos de contaminação no calor, preste atenção à qualidade da água consumida e evite a ingestão de alimentos preparados na rua sem a higiene necessária. Mantenha as mãos sempre limpas e evite locais fechados com aglomerações de pessoas. A intoxicação alimentar é comum com o calor intenso. Além disso, dependendo do estado do alimento, ele pode conter bactérias bastante perigosas à saúde e até causar a morte nos casos mais graves.